QUALIDADE E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE TOMATE CULTIVADO SOB DIFERENTES FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n401rcPalavras-chave:
Solanum lycopersicum L.. Compostos bioativos. Capacidade antioxidantes. Amônio. Nitrato.Resumo
O tomate é um importante componente da dieta humana, pois é rico em sais minerais e compostos antioxidante que sequestram os radicais livres presentes nas células do organismo, evitando vários distúrbios na saúde humana. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar os efeitos de fontes e doses de nitrogênio sobre a capacidade antioxidante e a qualidade físico-química dos frutos do tomateiro. O experimento foi realizado na cidade de Vitória da conquista – BA, no campo experimental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições em esquema fatorial 3 × 3 + 1 (testemunha), totalizando 40 parcelas. Os tratamentos foram compostos por três fontes de Nitrogênio (nitrato de cálcio, ureia e sulfato de amônio) e três doses (140, 280 e 420 kg ha-1). Após a colheita foram avaliados os atributos da qualidade do fruto: firmeza, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, ratio, ácido ascórbico, DPPH, compostos fenólicos, carotenoides, flavonóides. Os níveis crescentes de N influenciaram negativamente nos conteúdos de acidez titulável, por outro lado, proporcionou aumento na relação SS/AT. Os incrementos de N também reduziram o conteúdo de compostos bioativos, exceto carotenoide, consequentemente prejudicou a atividade antioxidante.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




