PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS EM UM LATOSSOLO SOB PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252015v28n420rcPalavras-chave:
Soja. Geoestatística. Mapas de Probabilidade. Krigagem Indicativa.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial utilizando o método de krigagem indicativa na elaboração de mapas de probabilidade da ocorrência de atributos químicos do solo e produtividade. Os dados foram coletados em uma área de solo cultivados com soja no sistema de plantio direto com uma malha regular de amostragem de 60 x 60 m, totalizando 124 pontos. Em cada um destes foram coletadas amostras deformadas do solo para a determinação dos atributos químicos (pH, Potássio, Cálcio, Magnésio e Alumínio trocáveis, Fósforo disponível, Zinco, acidez potencial, matéria orgânica do solo, capacidade de troca catiônica e saturação por bases). Para a determinação da produtividade foram coletadas todas as plantas dentro de 1 m² do ponto amostral. Os dados foram categorizados em códigos binários em função dos valores apresentados na recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes. Posteriormente, foi utilizada a análise geoestatística. Os atributos potássio, fósforo, magnésio e saturação por bases apresentaram dependência espacial e foram submetidos à krigagem, como a técnica de interpolação. Foram elaborados mapas de probabilidade de ocorrência dos atributos avaliados que apresentaram dependência espacial. Os mapas probabilísticos mostraram que a região central da área avaliada apresentou maior probabilidade de necessidade de correção para os teores dos atributos potássio, fósforo, magnésio e saturação por bases. A partir da análise dos mapas foi possível detectar áreas com deficiência de nutrientes e realizar correções e utilização de técnicas de manejo de forma localizada, minimizando o custo operacional e econômico dessa cultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




