CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADOS BIOGÊNICOS, INTERMEDIÁRIOS E FISIOGÊNICOS EM ÁREAS SOB DOMÍNIO DE MATA ATLÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n107rcPalavras-chave:
Morfologia de agregados. Fragmentos Florestais. Carbono orgânico. Substâncias húmicas.Resumo
A formação e estabilidade de agregados estão intimamente relacionadas à qualidade do solo, contribuindo de maneira significativa na capacidade de estocar carbono e manutenção de nutrientes no solo. Os agregados do solo são formados por duas vias distintas: a fisiogênica, relacionada a ciclos de umedecimento e/ou secagem e adição de matéria orgânica e a biogênica associada à ação dos organismos da macrofauna e de raízes. Neste estudo, objetivou-se separar os agregados conforme a via de formação e, posteriormente, quantificar e comparar os teores de carbono orgânico das substâncias húmicas e a estabilidade de agregados formados por diferentes vias e coberturas vegetais, na região do Médio Vale do Paraiba Fluminense, Pinheiral (RJ). Foram coletadas amostras indeformadas de solo na profundidade de 0-10 cm, em um Cambissolo Háplico Tb Distrófico, sob quatro coberturas vegetais: floresta secundária em diferentes estádios sucessionais - avançado (FSEA); médio (FSEM); inicial (FSEI) e uma área de pasto misto manejado (PMM). Os agregados foram separados e identificados em três classes morfológicas (fisiogênica, biogênica e intermediária). Posteriormente, foram determinados o diâmetro médio ponderado (DMP) e geométrico (DMG) dos agregados, fracionamento químico da matéria orgânica e quantificação dos teores de carbono orgânico total (COT) e das substâncias húmicas: humina (C-HUM), ácido húmico (C-FAH) e ácido fúlvico (C-FAF). Os agregados biogênicos foram encontrados em menor quantidade e apresentaram maiores teores de COT, C-HUM, C-FAH em comparação aos agregados intermediários e fisiogênicos. Dessa forma, os agregados biogênicos têm potencial para serem enquadrados como indicadores de qualidade do solo, associados a ambientes mais estruturados, capazes de manter os processos intrínsecos a sua formação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




