TENACIDADE E PERSISTÊNCIA DE FUNGICIDAS CÚPRICOS EM MUDAS CÍTRICAS SOB CHUVA SIMULADA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n318rcPalavras-chave:
Controle químico. Retenção de cobre. Tensão superficial.Resumo
A quantidade de produto que adere a folha durante a pulverização e a quantidade de material que permanece na folha após a ação de intempéries são os principais fatores que determinam a quantidade do resíduo ativo na superfície das folhas para um efetivo controle de fitopatógenos. O objetivo deste trabalho, conduzido em Jaboticabal – SP, foi avaliar a tenacidade e persistência de cobre em folhas de mudas cítricas sob ação de chuva simulada. Foram analisadas as variáveis: teor de cobre, retenção de calda, tensão superficial e espectro de gotas. Observou-se relação linear inversamente proporcional e significativa ao volume de gotas <100 μm. A porcentagem de teor de cobre retido em folhas de mudas cítricas após a simulação de chuva foi superior a 80% para os fungicidas cúpricos de formulações SC (suspensão concentrada). Os fungicidas cúpricos de formulações SC apresentaram as menores tensões superficiais, possibilitando maior tenacidade e persistência do cobre nas folhas de mudas cítricas após chuva simulada e permitindo o aumento do contato entre a gota e a superfície foliar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




