A construção da cartilha “inclusão geográfica”: uma ferramenta para o ensino de geografia na comunidade cega e auxílio ao professor
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino, Geografia, Cartilha, Confecção.Resumo
Este trabalho compreende a construção de uma cartilha voltada para o ensino de geografia no tocante aos discentes com deficiência visual e baixa visão, tendo em vista a grande escassez de atividades que aliam conceitos e conteúdos desta disciplina nas suas duas áreas de atuação a pratica, almejando o melhoramento do aprendizado dos alunos. Em relação à metodologia empregaram-se estudo teórico em relação ao tema inclusão social e ensino de geografia, como também visita in loco a centros de apoio, e por fim a confecção de uma cartilha contendo atividades práticas de caráter lúdico tendo como público alvo alunos com deficiência visual ou baixa visão, contendo diversos conteúdos de geografia. Tendo como objetivos facilitar o ensino aprendizado de alunos cegos ou com baixa visão, auxiliar o professor na construção de matérias didático e pedagógico para alunos com deficiência visual ou de baixa visão. No bojo de seus resultados, elenca-se a discursão sobre inclusão por meio do ensino, sobretudo o de geografia, como também a construção da cartilha “Inclusão Geográfica”.
Downloads
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: SCIPIONE, 2010.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CHAVES, A. P.N. Ensino de Geografia e a Cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis. 2010. 158 F. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2010.
FAÉ, M. O Ensino de Geografia na Perspectiva da Inserção dos Deficientes Visuais
In: ENCONTRO NACIONAL DE PRATICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 10.,
2009,.Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ENPEG, 2009. P. 1-12.
PEDRO, F.T; CALVENTE, M.D.M.H . O Ensino de Geografia na Ponta dos Dedos. Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Campo Mourão, Vol. 02, Nº 01, 2011.
ROZEK, M. . A Educação Especial e a Educação Inclusiva: compreensões necessárias. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.), v. 1, p. 164-183, 2009.
SANTOS, J.R; NUNES, F.G O Aluno com Deficiência Auditiva nas Aulas de Geografia: alguns elementos para a reflexão sobre a inclusão In: ENCONTRO NACIONAL DE PRATICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 10., 2009,.Porto Alegre.
Anais... Porto Alegre: ENPEG, 2009. P. 1-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).