Olhos nos olhos - percepções sobre o olhar de negros escravos e de afro-brasileiros contemporâneos a partir de fotografias
Palavras-chave:
Fotografia, Negros, Antropologia Visual.Resumo
Este trabalho analisa o dimensionamento do negro no Brasil a partir do seu olhar captado em imagens fotográficas de dois distintos momentos da História. Para tanto, valemo-nos das fotografias digitalizadas pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Instituto Moreira Salles e arquivadas no portal Brasiliana Fotográfica. Em um salto histórico, resgatamos as fotografias da exposição “#SouNegro, Sim!”, promovida pela Assessoria de Comunicação da Ufersa. As imagens são analisadas com base nas construções discursivas históricas, a partir da percepção emotiva dos olhos dos personagens. Fundamentam essa análise, concepções de pensadores da Antropologia Visual, tais quais Viveiro de Castros e Roland Barthes, que nos permite inferir o caráter atemporal da fotografia, haja vista a possibilidade de construir e reconstruir os sentidos impressos na imagem.
Downloads
Referências
DUBOIS, Philippe. Da verossimilhança ao índice. In DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas Papitus, 1994, p.23-56.
GONÇALVES, Marcos Antônio. Prefácio, Introdução e filme-ritual e etnografia surrealista: Os mestres loucos de Jean Rouch. In GONÇALVES, M.A., O real imaginado. Etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. RJ: Topbooks, 2008, p. 11-93.
JORDAN, Pierre. Primeiros contatos, primeiros olhares. In Cadernos de Antropologia e Imagem 1, p.11-22, 1995.
NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana 14 (2), p. 455-475, 2008.
PINNEY, Christopher. A história paralela da antropologia e da fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem 2, p. 29-52, 1999.
SAMAIN, Etienne. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica. Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes antropológicos 2, p. 19-48, 1995.
CASTRO, Eduardo Viveiros. A inconstância da alma selvagem: e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).