Atualidade da pedagogia Paulo Freire: contribuições das 40 horas para o atual sistema de educação de Angicos
Palavras-chave:
Educação de Angicos, Paulo Freire, 40 Horas de Angicos.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir as contribuições das 40 horas de Paulo Freire para o atual sistema de educação de Angicos, buscando sua execução nos dias atuais. Tendo como proposta educativa alfabetizar e, ao mesmo tempo, politizar os homens pelo diálogo e pela convivência diária com sua realidade. Será realizado questionários com os ex-alunos de Paulo Freire, assim como também com os atuais professores angicanos, coordenadores pedagógicos, para que possamos refletir sobre a educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora deste grande educador Pernambucano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BEISIEGEL,Celso de Rui. Paulo Freire. Recife : Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, v.39, n. 138, p.715-746, set./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo, Cortez, 2005.
_______. Pedagogia do oprimido.50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo.Cortez Editora, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, v.39, n. 138, p.715-746, set./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo, Cortez, 2005.
_______. Pedagogia do oprimido.50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo.Cortez Editora, 2005.
Downloads
Publicado
2016-06-20
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).