Um relato de experiência na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi-RN, em busca de reafirmações de identidades negra.

Autores

  • Maria A.G. Menezes UFERSA
  • Linconly J. A. Pereira UFERSA

Palavras-chave:

Educação do Campo, Cultura africana e Afro-Brasileira, Identidade Negra.

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir do Projeto juventude Negra que vem sendo desenvolvido na Escola estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi-RN, comunidade de Melancias, que trata do resgatar a identidade negra, partindo dos estudos da cultura africana e afro-brasileira. Temos como objetivo, atribuir significados para a identidade negra e sua ancestralidade percebendo o papel da escola e da comunidade na formação de cidadãos, proporcionando conhecimentos da relação do homem com a natureza. Partimos das vivências dos alunos, procurando buscar a realidade do povo campesino, estudando as comunidades tradicionais, percebendo a formação e qualificação dos educadores que atuam na comunidade com o dever de ampliar o processo formativo de cidadãos, para afirmações de identidades a partir da história e da cultura africana e afro-brasileira e a relevância de se trabalhar o legado dos nossos ancestrais dentro da escola. Trabalhamos com metodologia relato de experiência com a perspectiva de que ressignificar as tradições ancestrais proporcionem no âmbito escolar a afirmação de uma identidade étnica e estratégia de desconstrução de estereótipos, preconceitos e o racismo, atribuindo significados na construção de identidades. Finalizamos com a perspectiva de que para repensarmos uma educação do campo, contextualizada, é necessário que tanto o espaço escolar como a comunidade preservem seus valores, culturas e tradições, vinculados aos seus modos de vida, convivência, respeito e valorização as diversidades dos povos afrodescendentes rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concelho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / ministério da Educação. Secretaria de Educação. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. ISBN: 978-857783-136-4

CUNHA JR., Henrique. Tecnologia Africana na formação Brasileira. Rio de janeiro: CEAP, 2010.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Resolução n°08/2012-CNE/CEB, cap. l, pag.34, Brasília-DF, 2013.

LINS, Audemário. Zumbi- o rebelde herói negro/ Audemário Lins. Maceió: Edições cata-vento, pág. 90, 2001.

MATTOS, Regiane Augusto de. O tráfico de escravos e africanos no Brasil. São Paulo: contexto, 2007.

OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão Africana no Brasil: Elementos para Filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003.

Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-racial e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SECADI, 2013. 104 p. ISBN 978-85-7994-079-8

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS