Contribuições da educação popular a formação da identidade quilombola na comunidade de Macambira – Lagoa Nova/RN
Palavras-chave:
Identidade, Macambira, Quilombolas.Resumo
Este trabalho consiste em estudar a construção da identidade dos alunos e alunas dos da comunidade Quilombola, de Macambira localizada na cidade de Lagoa Nova – Rio Grande do Norte, o trabalho desenvolveu-se na Escola Municipal São Luiz, tanto em seu aspecto coletivo como individual. Uma vez que a construção de identidades passa tanto pela dimensão social como subjetiva Apoiará nosso trabalho de pesquisa a imagem e discurso que a instituição passa sobre a questão do negro, do escravo e do afrodescendente, tendo por base analisar a metodologia dos professores nessa temática e por último verificar como os alunos e alunas remanescentes quilombolas estão construindo suas identidades com essa nova versão da história de seus antepassados. Para fundamentar a pesquisa, contamos com leituras de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira, descendentes de remanescentes quilombolas e da identidade negra tais como: Fonseca (2009), Santos (2002), Barbosa et all (2004),Lopes(2006), Hermandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros, aqueles que trabalham com currículo Silva (2007), Moreira (1992), educação popular Freire (2006), o modo de ver e falar do outro Said(2007) e as relações de poder Bourdier (1998), e cultura Bhabha(1998). E por fim, sobre a identidade Hall (1997).
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
_______. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional, de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna, Fundação Santillana, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).