No silêncio da voz, o fazer (auto) biográfico: narrativa de experiência de um surdo.
Palavras-chave:
(Auto)Biografia, Inclusão, SurdoResumo
O presente trabalho apresenta narrativas de experiência de minha vida como surdo na trajetória da escolaridade. Esse estudo objetiva analisar as narrativas (auto) biográficas de um discente surdo, a fim de ativar o processo de formação e (auto) formação do sujeito. A pesquisa é qualitativa, a qual utiliza o método (auto) biográfico, Memória e História Oral. Esta abordagem da pesquisa constitui-se de momentos da memória na tentativa de buscar subsídio junto à sociedade, contribuindo com resultados para esclarecer esse parecer da história de vida, e que permita sinalizar no processo de inclusão, superação de barreiras e de aproximação aos diversos grupos socioculturais no contexto de uma sociedade. A partir da análise dos dados, destacamos os pontos narrativos, os descritivos e levantar dados que possibilitem uma reflexão sobre a minha experiência de vida como surdo e sua repercussão em ambientes escolar e não escolares também, buscando mostrar como as (auto) biografias estão carregadas de sentido e da dimensão inclusiva. A base de observação é considerada a partir do método autobiográfico que nos leva a considerar como numa linha do tempo, do ponto inicial, o nascimento, passando pelas experiências da infância, da descoberta da surdez, das dúvidas da família sobre como educar um filho surdo, a vida escolar cheia de desafios e experiências, o aprendizado adquirido na escola e nas relações sociais com a família e os amigos, as memórias dos mais diversos momentos das fases da vida. Para finalizar, serão construídas algumas conclusões extraídas durante o estudo, apontando possíveis caminhos para pesquisas relevantes na área exposta, relatando a importância de ações inclusivas para a formação e desenvolvimento da pessoa.
Downloads
Referências
VIGOTSKY, Lev Seminovich. Fundamentos de defectologia: obras escogidas/tomo cinco. Madrid: Visor, 1997.
__________, Lev Seminovich. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).