Ousando teimar por liberdade: trajetória e lutas do movimento lgbt no Brasil
Palavras-chave:
Organização Política, Movimentos Sociais, Movimento Lgbt.Resumo
O presente artigo tem por finalidade problematizar a trajetória histórica e as lutas do movimento LGBT no Brasil. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreendermos a trajetória do movimento LGBT no Brasil, compreendendo a organização política dos sujeitos tendo por objetivo a luta pelo reconhecimento da homossexualidade e o combate ao preconceito e à discriminação, desvalores estes potencializados nesta sociabilidade capitalista, assentada na exploração de uma classe sobre outra e na regulação das relações afetivo-sexuais. Nesse bojo, concluímos que o movimento LGBT, surgido no final dos anos 1970 no contexto da ditadura militar, continua na luta contra a opressão que nega direitos civis, sociais e humanos aos sujeitos LGBT. O movimento, desde os anos 1980 e com mais intensidade nos anos 1990, em sua “segunda onda”, estabelece uma relação com o Estado, via financiamento principalmente nas ações de combate à Aids, o que tem implicações na sua autonomia, sendo esse um dos desafios na atualidade. Somamos aos desafios a luta por políticas públicas, pela criminalização da homofobia e a necessidade de politizar de forma mais qualificada a própria visibilidade política, uma das estratégias atuais do movimento, representada pelas Paradas do Orgulho LGBT.
Downloads
Referências
FACCHINI, Regina. Sopa de letrinhas?: Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 1990. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos sociais. 2.ed. revista. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1987.
SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).