Linguagem e trajetórias de estudantes do ensino médio; e Lei n.º 10.639/2003: educando para as relações étnico-raciais

Autores

  • Margarida Fernandes de Mendonça UFERSA
  • Ady Canário de Souza Estevão UFERSA

Palavras-chave:

Linguagem, Análise do discurso, Histórias de vida, Identidade, Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa de iniciação científica, em andamento, que visa apresentar e discutir as trajetórias de estudantes que congregam linguagem e memória discursiva, no contexto de implementação da Lei 10.639/2003 pela escola pública. Interessa traçar o perfil dos estudantes que desenvolvem práticas discursivas para a visibilidade das relações étnico-raciais e cidadania. Espera-se a valorização das pessoas, sobretudo dos povos negros na prática escolar. A pesquisa vem sendo realizada no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), na cidade de Mossoró-Rio Grande do Norte, cuja investigação, analisa as trajetórias de estudantes no ensino médio na perspectiva da Lei 10.639/2003, bem como visa traçar o perfil dos estudantes que promovem as práticas de linguagem étnico-raciais na escola pública. Busca promover a valorização dos povos negros, no processo implementação da Lei 10.639/03.

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Referências

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Publicado

2016-06-20

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RESUMOS EXPANDIDOS