Linguagem e trajetórias de estudantes do ensino médio; e Lei n.º 10.639/2003: educando para as relações étnico-raciais
Palavras-chave:
Linguagem, Análise do discurso, Histórias de vida, Identidade, Ensino Médio.Resumo
Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa de iniciação científica, em andamento, que visa apresentar e discutir as trajetórias de estudantes que congregam linguagem e memória discursiva, no contexto de implementação da Lei 10.639/2003 pela escola pública. Interessa traçar o perfil dos estudantes que desenvolvem práticas discursivas para a visibilidade das relações étnico-raciais e cidadania. Espera-se a valorização das pessoas, sobretudo dos povos negros na prática escolar. A pesquisa vem sendo realizada no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), na cidade de Mossoró-Rio Grande do Norte, cuja investigação, analisa as trajetórias de estudantes no ensino médio na perspectiva da Lei 10.639/2003, bem como visa traçar o perfil dos estudantes que promovem as práticas de linguagem étnico-raciais na escola pública. Busca promover a valorização dos povos negros, no processo implementação da Lei 10.639/03.
Downloads
Referências
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Compreendendo e interpretando práticas discursivas: (re)visitando orientações bakhtinianas. In.: OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de, ALVES, Maria da Penha Casado, SILVA, Marluce Pereira da Silva (Orgs.). Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDUFRN, 2008.
SPINK, Mary Jane. (Org). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).