Educação no campo e na cidade: narrando experiências do processo de formação inicial
Palavras-chave:
Educação, Formação Inicial, Escolas do Campo e da Cidade.Resumo
Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentado em agosto de 2014. Tem como tema: Educação no campo e na cidade: narrando experiências do processo de formação inicial. Apresenta narrativas de experiências do processo de formação inicial em escolas do campo e da cidade. E busca compreender como as narrativas de experiências acadêmico-pedagógicas em escolas do campo e da cidade contribuem para a formação inicial; entender como acontece o processo pedagógico e o processo de Alfabetização e Letramento em escolas do campo e na cidade; além de refletir sobre as experiências acadêmico-pedagógicas em escolas do campo e da cidade. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Freire (1988;1983;1996) que destaca a importância do conceito de leitura de mundo e do conceito de extensão; Nascimento (2011) que traz a importância do exercício de ação-reflexão-ação e Ferreiro (2010) que discute a aquisição da língua escrita, além de Arroyo, Caldart e Molina (2008) que defendem a identidade campestre e Azevedo (2007) que aborda o processo histórico das escolas rurais. Para definir as classes multisseriadas na perspectiva do Programa Escola Ativa temos às Orientações Pedagógicas para a formação de educadoras e educadores MEC-MOPFEE (2009); Nóvoa (2007) e Souza (2007) que abordam sobre as narrativas de formação. Este estudo tem, como pesquisa qualitativa, minha autobiografia como professora em formação inicial, apresentando as vivências que influenciaram na minha atuação em sala de aula. Dessa maneira, vejo as narrativas como uma possibilidade para compreender meu processo de formação inicial.
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Referências
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