A HISTÓRIA DE INCLUSÃO DA ESCOLA ESTADUAL AMBULATÓRIO PADRE DEHON, QUE SE REVELA DESDE SUA ORIGEM.

Autores

  • Neuma Alves de Oliveira UERN

Palavras-chave:

Escola. História. Inclusão. Diversidade.

Resumo

O presente artigo traz um estudo sobre a história da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, que desde a sua fundação tem destaque em ações voltadas para a inclusão e atendimento educacional as pessoas com deficiência de Mossoró. O objetivo deste artigo é resgatar essa história e entender como essa instituição trabalhava a questão da inclusão a partir da década de 50 do século XX e como desenvolve ações inclusivas até os dias atuais. Usamos como metodologia a análise de textos que tratam sobre a educação inclusiva; fizemos apreciação de jornais locais que fizeram matérias sobre a atuação da escola e também realizamos entrevistas com professoras que atuaram e atuam na educação inclusiva. Os resultados esperados é conseguirmos mostrar e deixar registrado o histórico de atuação da instituição e como desenvolve um trabalho na educação inclusiva até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/ Secretaria da Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.
Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, organizadoras. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2
Entrevista com a professora Gerlândia Joca de Castro, em 08/07/2016, realizada na escola.
Entrevista com a professora aposentada Cândida Mendes de Meneses Borges, em 03/11/2016, realizada em sua residência.
Fotografias com legendas.
GARCIA, Maria Teresa; BEATON, Guilherme Arias. Necessidades Educativas Especiais: Desde o enfoque histórico- Cultural. São Paulo: Linear B, 2004.
Histórico da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela Coordenadora Administrativa Financeira Vanda Maria Jacinto.
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar).
Memorial da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela professora Maria das Graças Leite Costa.
Recortes de jornais contando a história da fundação da Escola Padre Dehon.
RESOLUÇÃO Nº 03/2016-CEB/CEE/RN, 23 de novembro de 2016.
RODRIGUES, Olga Maria Piazetin Rolim e MARANHE, Elisandra André. A História da Inclusão Social e Educacional da Pessoa com Deficiência. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2.

Downloads

Publicado

2017-10-11