INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GESTORES, PROFESSORES E PAIS

Autores

  • Samira Fontes Carneiro
  • Ivonaldo Leite

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Salas de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as posições de gestores, professores e pais sobre a política de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, levantando-se o material empírico através de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Dentre os resultados aos quais se chegou, podem ser destacados os seguintes: 1) o papel do Estado quanto à implementação de SRM deve ser reforçado; 2) a formação docente precisa ser aperfeiçoada e ampliada; 3) o êxito da política de implementação das Salas de Recursos Multifuncionais requer mais articulação entre gestores, professores e pais. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, que as Salas de Recursos Multifuncionais são muitos relevantes para o processo de inclusão nas escolas, pois elas disponibilizam recursos didático-pedagógicos, materiais e equipamentos de acessibilidade, efetivando os serviços de Atendimento Educacional Especializado.

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Publicado

2017-10-11