INCLUSÃO TECNOLÓGICA: O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E FACILITADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL

Autores

  • Tamires Raulina Silva Camara
  • Fabricia Silva Ferreira da Costa
  • Jessica Gildineide Faustino
  • Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire

Palavras-chave:

inclusão tecnológica. Criança. Identidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o uso da fotografia como recurso pedagógico e facilitador no processo de formação da identidade infantil, com destaque para imagem de si mesmo na construção do eu, remetendo a traços físicos, psicológicos e emocionais que a criança possui, no qual utilizamos a fotografia como espelho, refletindo na construção do próprio ser, inserindo assim a inclusão tecnológica na sala de aula para auxiliar neste processo relevante de formação da identidade do ser criança. Desse modo, o propósito foi mostrar como a tecnologia quando bem utilizada nas escolas, auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Percebe-se então, que o uso dessa ferramenta torna- se significativa por permitir que a mesma seja reavaliada e possibilite novas perspectivas de intervenções em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

MORAN, José Manuel. Caminhos para a aprendizagem inovadora. 2008. Disponível em: <http://portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco- edu-com-tec/artigos/caminhos para a aprendizagem.pdf>. Acesso em: 07 maio 2017.

MORAN, J. M. MASETTO, M. T. e BEHENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. São Paulo, Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação)

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. P111 Diretrizes para o uso de tecnologias educacionais
/ Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. – Curitiba: SEED – Pr., 2010. - p. – (Cadernos temáticos) ISBN 978-85-8015-008-7

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação / Vani Moreira Kenski. – Campinas, SP: Papirus, 2007. – (Coleção Papirus Educação).

Downloads

Publicado

2017-10-11