CURRÍCULO, ESTUDOS DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA: ESCOLA MUNICIPAL VILA RIO GRANDE DO NORTE – SERRA DO MEL, RN

Autores

  • Francisca Julimária Freire Nogueira
  • Tatiana Cybelle Rocha Neri
  • Kyara Maria de Almeida Vieira

Palavras-chave:

Escola. Campo. História. Cultura. Currículo.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar o currículo da Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte com base na Lei nº 11.645, de março de 2008 onde altera a Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial do ensino básico a obrigatoriedade da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Nesse sentido foi pesquisado como é operacionalizado o ensino acerca da discussão sobre diversidade cultural étnica e racial, analisando o papel do currículo em relação a construção de identidades no processo de ensino-aprendizagem, a prática dos docentes quanto sobre diversidade étnico-racial e, por fim, como é elaborado a discussão sobre raça e etnia no Projeto Político Pedagógico da escola citada. Metodologicamente a pesquisa foi realizada a partir de questionários respondidos pela gestão (direção) da escola, por professores da disciplina de Artes e História e por alunos (as) do 9º ano do ensino fundamental em Serra do Mel-RN, além dos dados dos questionários também foram analisados documentos oficiais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a lei 11.645/2008.

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Referências

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Publicado

2017-10-16