Foco e Escopo

A Acta Veterinaria Brasilica é um periódico científico editado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

São publicados artigos científicos inéditos versando sobre todas as áreas de interesse da medicina veterinária e áreas afins. A forma de publicação é exclusivamente digital, sendo os artigos disponibilizados gratuitamente para a comunidade científica internacional pela Internet mediante cadastro prévio em nosso sistema.

Adotamos o sistema de Editoria em Seções. Cada Área do Conhecimento tem seu Editor de Seção que trabalha em conjunto com os demais membros do Conselho Editorial e Editor-Chefe da AVB.

Estão estabelecidas as seguintes áreas/seções dentro da Acta Veterinaria Brasilica:
Microbiologia, Parasitologia e Doenças Infectocontagiosas
Clínica Médica Veterinária
Cirurgia Animal/Experimental
Anestesiologia Animal e Bem-Estar Animal
Animais Silvestres
Morfofisiologia Animal e Comparada
Reprodução Animal Básica e Aplicada
Microbiologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Zootecnia, Produção Animal e Recursos Pesqueiros
Ensino e Educação em Medicina Veterinária

Missão: Publicar artigos científicos inéditos que versem sobre todas as áreas de interesse da medicina veterinária e áreas afins, disponibilizando-os gratuitamente e digitalmente à comunidade acadêmica internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Na Acta Veterinaria Brasilica são publicados artigos científicos inéditos versando sobre todas as áreas de interesse da medicina veterinária e áreas afins. A forma de publicação é exclusivamente digital, sendo os artigos disponibilizados gratuitamente para a comunidade acadêmica internacional, on line, mediante cadastro prévio em nosso sistema.

Os conceitos e afirmações contidos nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os manuscritos devem ser originais, ainda não relatados ou submetidos à publicação em outro periódico ou veículo de divulgação, sendo os autores inteiramente responsáveis por todos os dados, conceitos e informações contidas no mesmo. Podem ser submetidos para apreciação em Português ou Inglês, entretanto, caso sejam aceitos para publicação, deverão passar por revisão para a língua inglesa (Inglês Padrão Americano). Recomendamos o Merriam-Webster's Dictionary (Merriam-Webster's Online: http://www.m-w.com) para verificação ortográfica. Em caso de autores não nativos desta língua, o artigo deverá ser editado por uma empresa prestadora deste serviço ou nativo na referida língua e, o comprovante de revisão linguística deve ser enviado no ato da submissão através do campo “Transferir Documentos Suplementares”. Ressaltamos que essa exigência de publicação em inglês justifica-se pelo atual processo de internacionalização de periódicos científicos recomendado por importantes bases indexadoras.

Todos os manuscritos submetidos passam por análise de plágio em software especializado antes de ser iniciada a tramitação. Uma série de documentos é necessária para que seja iniciado o processo de avaliação. A lista de documentos exigidos está disponível para acesso em nosso portal, bem como, disponibilizamos os modelos das declarações. Todos esses documentos e declarações devem ser inseridos como “Documentos suplementares” em nosso sistema no momento da submissão.

As normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Editorial da AVB devem ser rigorosamente seguidas, para cada uma das seções, sob pena de cancelamento e arquivamento da tramitação.

Os trabalhos aprovados preliminarmente para tramitação serão remetidos a, pelo menos, dois revisores da área e publicados, somente, se aprovados pelos revisores ad hoc e corpo editorial. A publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico, cabendo ao comitê editorial a decisão final do aceite.

O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo por um sistema duplo cego de avaliação. O Conselho Editorial do periódico adotará os devidos cuidados para que os revisores de cada artigo sejam, obrigatoriamente, de instituições distintas daquelas de origem dos autores e que não haja quaisquer conflitos de interesse.

Adotamos o sistema de Editoria em Seções. Cada Área do Conhecimento tem seu Editor de Seção que trabalha em conjunto com os demais membros do Conselho Editorial e Editor-Chefe da AVB.

Todos os manuscritos aprovados e publicados por esse periódico desde a sua fundação em 2007 estão disponíveis no endereço http://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/acta/index sendo necessário cadastro prévio em nosso sistema para livre acesso à coleção.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso ao seu conteúdo mediante cadastro prévio e log in em nosso sistema, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação e citações

Biological Abstracts
BIOSIS Preview/BIOSIS
Cambridge Scientific Abstracts (CSA)
Central and Eastern European Online Library (CEEOL)
Compendex
Directory of Open Access Journals (DOAJ)
EBSCO
Google Scholar
ICI Journals Master List
Scopus
Ulrich's periodicals
Worldcat
ZBD

Histórico do periódico

A Acta Veterinaria Brasilica publicou seu primeiro número em 21 de maio de 2007.
Publica manuscritos trimestralmente que versem sobre Medicina Veterinária e áreas afins. São publicados 15 manuscritos por edição.
Possui seu sistema de editoria dividido em seções que agilizam o processo de tramitação dos manuscritos.
Leia mais sobre nosso Conselho Editorial e Normas e Diretrizes para conhecer nossa Política Editorial.