TRANSMISSÃO INTERESPÉCIE DOS LENTIVÍRUS DE PEQUENOS RUMINANTES: REVISÃO E DESAFIOS

  • Thiago Sampaio de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Raymundo Rizaldo Pinheiro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Carla Caroline Valença de Lima Universidade Federal da Bahia
  • Joselito Nunes Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

A artrite-encefalite caprina (CAE) e a Maedi-Visna (MV) são doenças de curso progressivo, que acometem caprinos e ovinos, respectivamente. Durante anos, o agente etiológico viral dessas enfermidades era considerado como específico a cada espécie. Entretanto, análises filogenéticas têm demonstrado a heterogeneidade desse vírus, reunindo diferentes genótipos e subtipos em um grupo denominado de lentivírus de pequenos ruminantes (LVPR). Além disso, diversos estudos revelaram a ocorrência da infecção de caprinos e ovinos por um mesmo subtipo, evidenciando a ocorrência de transmissão cruzada. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é abordar as principais características etiopatogênicas dos LVPR, fatores epidemiológicos para a sua ocorrência, diagnóstico, bem como os desafios para os programas de sanidade frente à possibilidade de transmissão interespécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sampaio de Souza, Universidade Federal da Bahia
Médico Veterinário, MSc., Doutorando em Ciência Animal nos Trópicos, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal da Bahia. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Raymundo Rizaldo Pinheiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Pesquisador Doutor do Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos e Ovinos (Embrapa Caprinos e Ovinos). Bolsista de Produtividade da FUNCAP.
Carla Caroline Valença de Lima, Universidade Federal da Bahia
Médica Veterinária, MSc., Doutoranda em Ciência Animal nos Trópicos, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal da Bahia. Bolsista da CAPES.
Joselito Nunes Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Professor Doutor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Publicado
2012-09-14
Seção
Reviews / Revisões Bibliográficas