ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS NA CAVIDADE ORAL EQUINA

  • MARCIO GOMES DE ALENCAR ARARIPE Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias - Faculdade de Veterinária - Universidade Estadual do Ceará
  • DÉBORA DE SOUZA COLLARES MAIA CASTELO-BRANCO Universidade Federal do Ceará, Programa Nacional de Pós-Doutorado, Centro Especializado em Micologia Médica.

Resumo

A saúde bucal é essencial para o bem estar dos equídeos, incluindo exames periódicos da cavidade oral para detecção, correção e manutenção das arcadas dentárias. O Brasil possui grande número de equinos, com aproximadamente sete milhões de exemplares. No entanto, o número de animais que recebe algum tipo de cuidado odontológico é bastante reduzido. Os cuidados odontológicos devem ser iniciados desde o nascimento. Importantes alterações, como a fenda palatina, falhas na oclusão, presença de dentes supranumerários e tumores podem interferir na amamentação e, posteriormente, na alimentação podendo predispor a distúrbios digestórios. Deve-se levar em conta que alterações dentárias podem repercutir em transtornos diversos, desde simples rejeição a embocaduras, perda do elemento dental, inanição e até a morte. Portanto, esta revisão tem como objetivo abordar as principais alterações encontradas na cavidade oral equina e contribuir no conhecimento para auxiliar na conduta médica mais adequada, favorecendo a saúde do animal, com qualidade de vida e desempenho satisfatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCIO GOMES DE ALENCAR ARARIPE, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias - Faculdade de Veterinária - Universidade Estadual do Ceará
Médico Veterinário; Mestre em Ciências Veterinárias; Doutorando do PPGCV;Professor Substituto de Clínica Cirúrgica Veterinária da FAVET-UECE.
DÉBORA DE SOUZA COLLARES MAIA CASTELO-BRANCO, Universidade Federal do Ceará, Programa Nacional de Pós-Doutorado, Centro Especializado em Micologia Médica.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2006), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e doutorado em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2011). Pós-doutoranda do Programa Nacional de Pós-Doutorado.
Publicado
2013-12-20
Seção
Reviews / Revisões Bibliográficas