Avaliação da atividade leiteira através de índices de sustentabilidade em assentamentos rurais de Eldorado dos Carajás, Estado do Pará

  • Paula Cristiane Trindade Universidade Federal de Viçosa
  • Almir Vieira Silva Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

Objetivou-se através do presente estudo avaliar os fatores estranguladores do desenvolvimento da pecuária leiteira de 147 unidades produtoras de leite, distribuídas em nove assentamentos rurais em Eldorado dos Carajás, Pará, Brasil. As variáveis foram submetidas à estatística multivariada Análise Fatorial/Análise de Componentes Principais. O mérito dos dados foi comprovado mediante a determinação das comunalidades, que apresentaram valores acima de 0,59. Foram também determinados índices de sustentabilidade da atividade leiteira praticada, que permitiu a classificação das propriedades, bem como dos assentamentos rurais. O elevado nível de propriedades insustentáveis (52%) indica que a estrutura concebida pelo Programa Nacional de Reforma Agrária não está acompanhada de programas de capacitação técnica, não estimula o censo de responsabilidade dos produtores e não segue a legislação, que visam assegurar a inocuidade dos alimentos e produzidos em ambientes sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristiane Trindade, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Zootecnia, pela Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA (2013) e Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Agroecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Participou de pesquisas como bolsista de iniciação científica no Departamento de Zootecnia da UFRA (2011-2012), atuando em pesquisas relacionadas ao Tipologia, Produção de leite na agricultura familiar, Análises estatísticas multivariadas e Diagnóstico rural. Também atuou em projetos de pesquisas no Departamento de Economia Rural da UFRA (2013-2014), em pesquisa relacionada ao comportamento do consumidor de carne de animais silvestres, pecuária alternativa e cadeias produtivas. Atua na área de produção animal, ênfase em Produção e conservação de forragem, Adubação orgânica, Análises físico-químicas de produtos de origem animal, estatística multivariada, extensão rural e Agroecologia.
Almir Vieira Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia
Graduou-se em Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo (1994), concluiu o mestrado em Zootecnia na Universidade Federal de Minas Gerais em 1996. Concluiu o doutorado em Zootecnia na Universidade Federal de Viçosa (2001). Foi Professor dos cursos de mestrado e doutorado em Ciência Animal da Universidade Federal do Pará e atuou como Professor Associado II da Universidade Federal Rural da Amazônia. É membro do comitê ad-doc da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, sendo sócio da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), tendo presidido SBZ entre 2011-2012, sendo hoje vice-presidente da ALPA (Assoc. Latino Americana de Produção Animal) e ex-coordenador do Laboratório de Qualidade do Leite da Região Norte do Brasil (LQL-Norte) entre 2008/2013. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção Leiteira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade do leite, produção forrageira e desenvolvimento rural (rastreabilidade e certificação). Concluiu os estudos de pós doutoramento na McGill University, Campus McDonald, na área de rastreabilidade do leite no ano de 2010.
Publicado
2015-07-01
Seção
Original Articles / Artigos de Pesquisa