PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE ZOONOSES E SEU CONTROLE NA ÁREA URBANA EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO EIXO CAMPINAS - RIBEIRÃO PRETO

  • Tarcísio Macedo Silva Faculdade de Ciências da Saúde – Centro Universitário Anhanguera Unidade Leme – Leme- SP.
  • Camila Franzini Faculdade de Ciências da Saúde – Centro Universitário Anhanguera Unidade Leme – Leme- SP.
  • Marcos Roberto Scherma Médico Veterinário Responsável Centro de controle de Zoonoses - Leme - SP 3 Docente Faculdade de Ciências da Saúde – Centro Universitário Unidade Anhanguera - Leme-SP.

Resumo

Entender a percepção da população sobre o risco de enfermidades zoonóticas, configura-se, como uma ferramenta de grande valia para o planejamento e a organização de ações que busquem melhorias na qualidade de vida humana e animal, tais ações dependem, sobretudo do conhecimento da população. Nesse sentido, o presente estudo objetivou enfocar conceitos teóricos básicos sobre zoonoses, entrevistando proprietários ou não de cães e gatos com diferentes faixas etárias e diferentes condições socioeconômicas e culturais. De fevereiro a abril de 2012 foram entrevistadas 2.036 pessoas residentes em área urbana em diversos municípios do eixo Campinas - Ribeirão Preto e feitas as análises descritivas das respostas. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que, a maior parte da população conhece ou já ouviu falar sobre as principais enfermidades abordadas. No entanto, o modo de prevenção e as medidas profiláticas ainda não encontram totalmente elucidados para a população, necessitando de ênfase para a adoção de medidas educativas em massa, com abordagem dos principais pontos críticos sobre zoonoses.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-04-07
Seção
Original Articles / Artigos de Pesquisa