Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Anexar todos os documentos obrigatórios NO
    ATO DA SUBMISSÃO:
    I - Comprovante de pagamento;
    II - A indicação dos Avaliadores ad hoc;
    III - Cadastrar todos os autores (Obrigatório informar: Nome completo sem abreviações, Intituição, país e email).
    IV - Artigo de acordo com as normas da Revista Caatinga.

  • Todos os autores se cadastraram e autenticaram o ORCID na fase de submissão.

  • O autor correspondente declara em nome dos demais autores, para fins de submissão à Revista Caatinga, publicada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, que o artigo é original, inédito e não foi submetido a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da Submissão e da Política Editorial, Diretrizes para Publicação e Declaração de Direito Autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.

  • O autor correspondente declara em nome dos demais autores que, NÃO POSSUEM CONFLITO DE INTERESSES de ordem pessoal, comercial, acadêmico, político e financeiro no manuscrito.

  • Os autores concordam com os termos proposto pela Revista Caatinga, quanto a autoria, responsabilidade e publicação.

  • Os arquivos para submissão seguem as normas propostas pela Revista Caatinga, estão em formato Microsoft Word (DOC) e nenhum arquivo ultrapassa os 2MB; 

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Obs.: Não é permitido material suplementar e/ou anexos.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação pelos pares;

  • Os autores atentaram para todas as observações gerais relacionadas à submissão eletrônica, disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/about/submissions

  • Os autores observaram cuidadosamente as normas e todos os modelos propostos;
  • Haverá acompanhamento constante do trabalho submetido; SE as normas da revista não forem seguidas rigorosamente, o trabalho não irá tramitar. 

     

Diretrizes para Autores

 

Nesta sessão estão definidas as normas de procedimentos gerais e especificações especiais sobre a Revista Caatinga. São orientações que definem os padrões adotados por este periódico, no que concerne às políticas e condições adotadas, aos padrões de formatação textuais, padrões bibliográficos e outros critérios importantes. Algumas diretrizes apresentam item próprio constante na barra de navegação da revista e há links que remetem a eles, sempre que necessário, de forma que incentive e aumente o interesse dos leitores com o trabalho e todo o processo de submissão.

 

 1.      OBSERVAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO ELETRÔNICA

 

Os artigos são submetidos, apenas, eletronicamente por meio da plataforma OJ/SEER e podem ser ENVIADOS (SUBMETIDOS) em Português ou Inglês. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Na submissão eletrônica, atentar para os seguintes itens:

 *O Cadastro e o login 

O cadastro do autor responsável (autor correspondente) é OBRIGATÓRIO para submissão de artigos online e acompanhamento da tramitação do artigo submetido. É obrigatório, também, que todos os autores cadastrem-se no sistema. Ao submeter um trabalho na Revista Caatinga, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizados cada condição para a submissão que lhe for solicitado, antes de proceder à submissão. Algumas condições estão detalhadas em: Sobre > Submissões > Diretrizes para Autores > Condições para Submissão.

 

 *Pagamento das taxas

Todas as explicações sobre o pagamento de taxas é encontrado através do link https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/taxas_orientacoes_pagamento

 

*Seção

Parte que identifica a que se destina o artigo; deve ser definida no momento da submissão, pelo autor correspondente, quando for solicitado junto à plataforma OJ/SEER.

 

* Metadados da Submissão:

Item obrigatório. Deve ser devidamente preenchido, com nome completo dos autores (na mesma ordem em que aparecerão no artigo, se aprovado), e-mails, endereço institucional especificando a Unidade (Centro, Departamento, etc) a qual faz parte, autenticação do orcid e, no local URL, inserir o link para Lattes do autor.

 

*Documentos Suplementares:

Item a ser preenchido no momento da submissão. Entretanto, são OBRIGATÓRIOS como “Documentos Suplementares”, cuja ausência acarreta em não tramitação, e até arquivamento, do manuscrito, os seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento; que deverá ser pago mediante transferência, PIX ou depósito bancário identificado (NÃO É ACEITO EM HIPÓTESE ALGUMA DEPÓSITO VIA ENVELOPE, AGENDAMENTO DE QUALQUER ESPÉCIE, EXTRATO/SALDO DE CONTA, COMPROVANTE PROVISÓRIO DE DEPÓSITO).
  • A indicação dos Avaliadores ad hoc, que é obrigatória; devem ter no mínimo 6(seis) indicações especificando nome completo do pesquisador; instituição de origem, e-mail e o link do currículo Lattes do pesquisador; e, para os avaliadores estrangeiros, todas as informações menos o currículo Lattes. ATENÇÃO: O avaliador não pode ser da mesma instituição dos autores e nem fazer parte do artigo submetido.
  • Cadastrar todos os autores no sistema. 
  • Validar/autenticar o ORCID no ato da submissão. 

 

Declarações

Há 3(três) tipos de Declaração: 

Declaração de Direito Autoral

No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela Revista Caatinga; refere-se à concessão ao direito de primeira publicação, além de outras especificações.  

Declaração de Autoria e Reponsabilidade e de Conflito de Interesses

Declaração única sobre o trabalho submetido, com a concordância dos termos propostos pela Revista Caatinga, de autoria no trabalho e sobre a responsabilidade na construção do estudo, especificando sua contribuição. Na Revista Caatinga é exigido dos autores o registro de conflito de interesses  e, dos avaliadores, o registro de conflito de interesses em cada avaliação realizada, feita no formulário de avaliação. Os AUTORES devem informar, no ato da submissão, qualquer potencial conflito de interesses.

 

  

*Apresentação e Preparo do Manuscrito

O manuscrito deve ser submetido dentro das normas deste periódico. Em item próprio, na barra de Navegação, em: Documentação - Apresentação e Preparo do Manuscrito, todos os usuários terão acesso a essas normas. https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/preparodosmanuscritos

Nesse material, constam todas as referências necessárias para adequação do manuscrito às normas adotadas pela revista Caatinga. São apresentados os critérios para formatação do manuscrito, como tamanho do arquivo e fontes adotadas, informações sobre número de autores e identificação desses dentro do artigo. São também informadas todas as normas relacionadas às referências bibliográficas, bem como citações, elaboradas conforme a ABNT NBR 6023/2002 e ABNT NBR 10520/2002, respectivamente, adotadas por este periódico.

  

2.      ACOMPANHAMENTO DA TRAMITAÇÃO DO MANUSCRITO

Sempre haverá comunicação da Revista Caatinga com os autores sobre qualquer mudança de status do manuscrito submetido e qualquer tipo de decisão; entretanto, caberá ao autor correspondente acompanhar todo o fluxo editorial do manuscrito submetido na plataforma OJ/SEER, uma vez que ele possui a senha para acesso. Informações adicionais sobre o manuscrito podem e devem ser buscadas através de outras formas de contato com este periódico, via e-mail ou telefone.

 

 3.        CRITÉRIOS DE AUTORIA

A condição de autor pressupõe participação na elaboração do artigo. Para o reconhecimento de autoria é preciso definir a contribuição;

 

4.      CONFLITO DE INTERESSES

Alguns trabalhos podem, pela especificidade da área, exigirem que autores e avaliadores declarem se há qualquer possibilidade de conflito de interesses com relação à pesquisa. Para avaliadores, basta que informem no formulário de avaliação. Para autores, informar se há conflito de interesse, de ordem pessoal, comercial, acadêmico, político e financeiro no manuscrito em tela. Através de Declaração, como especificado em https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/documentacao

 

5.      FONTES DE FINANCIAMENTO 

As fontes de financiamentos são todas as que financiam ou prestam suporte para a realização do estudo; podem ser públicas ou privadas. Se houver fonte financiadora, os autores devem informar e prestar os agradecimentos; isso ocorre no momento da submissão, em item próprio, que permite preenchimento na plataforma OJ/SEER. Caso contrário, os autores devem informar, ainda na plataforma, declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

 6.      PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Os autores terão acesso a como é todo o processo de “Avaliação pelos Pares”. O autor correspondente terá acesso à tramitação do manuscrito; poderá acompanhar todo o fluxo editorial na plataforma OJ/SEER.

 

7.      AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos, quando existirem, aparecerão no corpo de texto do manuscrito, logo após as ‘Conclusões’. Composto de texto simples, um parágrafo apenas, onde os autores manifestam seus agradecimentos ao(s) colaborador(es).

 

8.      PLAGIO

É o ato de apresentar, total ou parcialmente, como obra de autoria própria, obra de outrem. No plágio, tomam-se para si os créditos que seriam devidos ao autor ‘original’ da obra. Refere-se à obra intelectual de qualquer natureza, entre elas, o plágio de publicações de pesquisas científicas realizadas.

É Considerado crime de violação de direito autoral previsto no Código Penal Brasileiro e na Lei 9610/98. Sugerimos aos autores que se certifiquem de que o manuscrito segue todas as normas propostas pela política anti-plágio e salientamos que este periódico passa por detecção de plágio; todos os membros envolvidos na tramitação do manuscrito, como o Comitê Editorial e Avaliadores, fazem minuciosa análise e poderão identificar plágio; nesse caso, a submissão será rejeitada e arquivada imediatamente; posteriormente, os autores serão informados. 

 

 9. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS

                       Telefone: 55 (84) 3317-8297

 

 

Política de Privacidade

Os nomes, endereços postais e endereços eletrônicos informados na Revista Caatinga serão usados, exclusivamente, para atender aos propósitos desse periódico no que concerne aos serviços que serão prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.