CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICO-FITOSSOCIOLÓGICA DO COMPONENTE LENHOSO DE UM TRECHO DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
Palavras-chave:
Florística. Fitossociologia. Depressão sertaneja setentrional. Floresta estacional decidual tropical.Resumo
A caatinga apresenta uma diversidade de fisionomias e um quadro geral de degradação, sendo importantes os estudos fitossociológicos para a caracterização da vegetação nas diferentes fácies. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo fitossociológico do componente arbustivo-arbóreo com o intuito de caracterizar a composição florística e a estrutura de um remanescente de caatinga com fitofisionomia relativamente homogênea no semiárido paraibano, em uma região localmente conhecida como Seridó. Foram amostrados todos os indivíduos arbustivo-arbóreos, vivos ou mortos ainda em pé, com circunferência a 30 cm da base ≥ 10 cm e com altura total ≥ 1 m. Foram alocadas 10 parcelas de 20 x 20 m, distribuídas aleatoriamente na área. A densidade total foi de 1.622,5 indivíduos.ha-1, distribuídos em 21 espécies, 21 gêneros e 11 famílias botânicas. As principais espécies, conforme o índice de valor de importância foram Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P. Queiroz, Aspidosperma pyrifolium Mart., Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B. Gillett e Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan. Apesar de ser uma área considerada bem conservada no contexto da região, a comunidade analisada apresenta elevada densidade de indivíduos com fustes com pequenos diâmetros (D0,3 ≤ 6 cm) (63%). O índice de Shannon (2,54) pode ser considerado médio e a equabilidade de Pielou (0,82) indica heterogeneidade florística do componente arbustivo-arbóreo. A composição florística e a riqueza de espécies são similares à encontrada em outras áreas estudadas da região, mas merece destaque a grande abundância de Commiphora leptophloeos e Amburana cearensis (Allemão) A.C. Sm.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).