ANATOMIA DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS DE Agave sisalana PERRINE ex ENGELM (AGAVACEAE)

Autores

  • Israel Lopes da Cunha Neto Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Fabiano Machado Martins Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Palavras-chave:

Sisal. Fibras. Cutícula. Xerófita. Agaveicultura.

Resumo

Agave sisalana Perrine ex Engelm é uma espécie de grande importância para a economia do semiárido brasileiro por ser uma eficiente fonte para produção de fibras. Informações sobre a anatomia podem contribuir sobremaneira para a produção vegetal, entretanto, publicações sobre a estrutura anatômica dessa espécie são inexpressivas. O objetivo deste trabalho foi estudar a anatomia dos órgãos vegetativos de plantas saudáveis de Agave sisalana, e assim, contribuir para os estudos de fitopatologia e fitotecnia da espécie. Plantas adultas foram coletadas no campo experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As amostras foram processadas através de técnicas usuais em anatomia vegetal. Testes histoquímicos com Sudan Red e Sudan Black foram realizados para evidenciar substâncias lipofílicas. Diversas características peculiares a plantas adaptadas ao ambiente xérico foram observadas. A cutícula é espessa em ambas as faces da lâmina foliar. As folhas são anfiestomáticas, apresentam estômatos tetracíticos, longas câmaras subestomáticas, mesofilo isobilateral, epiderme uniestratificada, papilas, flanges cuticulares e feixes vasculares colaterais dispostos alternadamente e acompanhados por bainha de fibras. A raiz apresenta velame, córtex com células grandes e arredondadas e três camadas de esclereídes junto à endoderme unisseriada. O rizoma é do tipo atactostelo e não apresenta endoderme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Lopes da Cunha Neto, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Graduando em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) e estagiário voluntário no Laboratório de Anatomia e Histoquímica Vegetal da UFRB.

Fabiano Machado Martins, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) na Universidade federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Publicado

14-04-2012

Edição

Seção

Agronomia