ARRANJOS DE PLANTAS DO FEIJOEIRO-COMUM CONSORCIADO COM MAMONA

Autores

  • Itamar Rosa Teixeira Universidade Estadual de Goiás - UnUCET
  • Gisele Carneiro da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Jose Antõnio de Paula Oliveira Universidade Estadual de Goiás - UnUIpameri
  • Paulo César Timossi Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris. Ricinus communis. Associação de culturas. Arranjo de plantas

Resumo

Elevadas produtividades das culturas consorciadas somente serão conseguidas com a escolha correta do sistema de arranjo adequado de plantas por área. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar sistemas de arranjo de plantas de feijão-comum em área consorciada com mamona. Empregou-se o delineamento de blocos casualizados com cinco repetições, envolvendo a combinação de três sistemas de arranjos de plantas em consórcio (feijão semeado na linha da mamona; feijão semeando na entrelinha da mamona; feijão semeado na linha e entrelinha da mamona), acrescido dos tratamentos feijão e mamona em monocultivo. Avaliou-se no feijoeiro a produtividade de grãos e os componentes primários (número de vagens por plantas, número de grãos por vagem e massa de 100 grãos), e na mamoneira o número de racemos por planta, número de frutos por racemo e a produtividade de grãos, além do índice de equivalência de área – IEA. Conclui-se que o rendimento da mamoneira não o é influenciado pelo consórcio com feijão-comum. O consórcio de plantas de feijão–comum cv. Pérola na linha+entrelinha propiciou maior rendimento da leguminosa. O consórcio feijão-comum e mamoneira é mais eficiente que o cultivo das culturas isoladamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Rosa Teixeira, Universidade Estadual de Goiás - UnUCET

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1995), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1998), Doutorado (2002) e Pós-doutorado (2006) em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Anápolis - UnUCET, atuando nos cursos de graduação e pos-graduação (mestrado) em Engenharia Agrícola. Atualmente coordena o curso mestrado em Engenharia Agrícola da UEG. Faz parte do comitê interno de pesquisa da UEG desde 2005. Publicou 32 artigos cientificos em periódicos especializados e 64 resumos em anais de eventos. Orientou 3 dissertação de mestrado, 10 trabalhos de iniciação cientifica e 32 trabalhos de conclusão de curso. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa com recurso externo (Capes/CNPq/Fapeg), sendo coordenador de todos. É membro do corpo editorial de períodico cientifico - Horticultura Brasileira, e consultor ad hoc de 8 periódicos especializados, além de agencias de fomento como Fapeg. É lider do grupo de pesquisa "Manejo, tratos culturais e qualidade de sementes de leguminosas" cadastrado junto ao CNPq. Tem experiência na área de Agronomia/Fitotecnia com ênfase em: manejo e tratos culturais, consorciação, nutrição/adubação e qualidade de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) e outras leguminosas.

Gisele Carneiro da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás no ano de 2008. Mestre em Agronomia pelo programa de pós-graduação da faculdade de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, na área de concentração Solo e água no ano de 2010, no qual foi bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo e Fitotecnia. Atua principalmente nos seguintes temas: Física e metais pesados no solo e manejo cultural de grandes culturas. (Texto informado pelo autor)

Jose Antõnio de Paula Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UnUIpameri

Atualmente é estudante do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás - UnUIpameri. É bolsista PIBIC/CNPq deste 2008. Atua nas áreas fitotecnicas e olericultura, nos seguintes temas: manejo cultural e fertilização/adubação.

Paulo César Timossi, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). É professor adjunto I da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, Plantio direto e Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários.

Downloads

Publicado

14-04-2012

Edição

Seção

Agronomia