ESTOQUE DE CARBONO E NITROGÊNIO EM SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO, NOS TABULEIROS COSTEIROS PARAIBANOS

Autores

  • José Deomar de Souza Barros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Lucia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Iêde de Brito Chaves
  • Carlos Henrique de Azevedo Farias Miriri Alimentos e Bioenergia S/A
  • Walter Esfrain Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Resumo

A substituição de ambientes naturais por cana-de-açúcar leva, a importantes mudanças no estoque de C e de N do solo e, consequentemente, na ciclagem global desses elementos. Este trabalho foi realizado no município de Capim, Estado da Paraíba, e teve por objetivo avaliar o C e o N estocados no solo com cana-de-açúcar com e sem aplicação de vinhaça, em comparação ao solo de mata. O solo estudado foi um Argissolo Acinzentado distrófico típico. As amostragens de solo foram feitas com cinco repetições, nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm. Os tratamentos utilizados foram mata; cana-de-açúcar com vinhaça e cana-de-açúcar sem vinhaça. Os resultados das análises mostraram que os teores e estoques de carbono e nitrogênio do solo diminuíram da condição de mata para as áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Em geral, não se observou diferença significativa para os teores e estoques de carbono e de nitrogênio do solo entre os tratamentos de cana-de-açúcar com e sem aplicação de vinhaça. Os sistemas de cana-de-açúcar com e sem vinhaça desempenham papel de emissor de C-CO2, quando comparados com a mata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1977), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1983) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande com Pós-Doutorado na Universidade do Arizona, USA (2004). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade, salinidade, propriedades quimicas, variabilidade espacial e uso de rejeitos.

Iêde de Brito Chaves

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1973), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz' USP (1977), doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz' USP (1985) e pós-doutorado na Arizona University (Tucson-AZ, USA em 2003). Professor Aposentado do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Carlos Henrique de Azevedo Farias, Miriri Alimentos e Bioenergia S/A

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1997), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Recursos Naturais (Engenharia de Água e Solo) pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente é Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias da Miriri Alimentos e Bioenergia S/A Atua como consultor de Empresas do Setor Sucroalcoleiro e Fruticultor do Estado da Paraíba do País.

Walter Esfrain Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Possui graduação em Engenharia Agronômica - Universidad Nacional de Asunción (1992), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

31-01-2013

Edição

Seção

Agronomia