ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO DE INVERNO SOB PLANTIO DIRETO NO CERRADO

Autores

  • Maria Cecília Cavallini da Silva Department of Soil Science, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP
  • Marcelo Andreotti Department of Soil Science, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP.
  • Nídia Raquel Costa Department of Crop Science, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.
  • César Gustavo da Rocha Lima Department of Civil Engineering, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP.
  • Cristiano Magalhães Pariz Department of Animal Nutrition and Breeding, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n117rc

Palavras-chave:

Geoestatística. Física do solo. Phaseolus vulgaris. Urochloa brizantha. Cerrado de baixa altitude.

Resumo

O conhecimento das interações entre os atributos físicos do solo e o desempenho produtivo das culturas agrícolas é de suma importância para a adoção de práticas de manejo adequadas. Deste modo, o presente estudo objetivou avaliar as correlações lineares e espaciais entre alguns atributos físicos do solo com a produção de palhada do capim-marandu (Urochloa brizantha) e a produtividade de grãos do feijoeiro de inverno cultivado em sucessão ao capim sob sistema plantio direto na região de Cerrado de baixa altitude, em condições irrigadas em um Latossolo Vermelho distroférrico. Os atributos das plantas foram: a produtividade de matéria seca (PMS) para a Urochloa brizantha, e para o feijoeiro a produtividade de grãos (PRO) e a população de plantas (PP). Os atributos físicos do solo avaliados nas camadas de 0,0–0,10 m e 0,10-0,20 m de profundidade foram: a densidade do solo (DS), macroporosidade (MA), microporosidade (MI), porosidade total (PT), resistência à penetração (RP), umidade gravimétrica (UG) e umidade volumétrica (UV). Para coleta dos dados foi instalada uma rede amostral contendo 124 pontos, em uma área de 4000 m2. A palhada remanescente do capim-marandu apresentou correlação linear inversa com os atributos do feijoeiro de inverno (população de plantas e a produtividade de grãos). Entretanto, sem correlação espacial sobre tais atributos. A produtividade de feijão teve correlação linear direta com a umidade gravimétrica do solo na camada de 0,10-0,20 m. Do ponto de vista espacial, a produtividade do feijoeiro de inverno apresentou forte dependência com a distribuição da umidade volumétrica na camada de 0-0,10m.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Cavallini da Silva, Department of Soil Science, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP

Engenheira Agronôma, Doutora em Agronomia. Atua nas áreas de quíimica e física do solo em sistemas consorciados de produção agrícola em plantio direto e Geoestatística.

Marcelo Andreotti, Department of Soil Science, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP.

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), FE/UNESP, Campus de Ilha Solteira, mestrado (1995) e doutorado (1998) em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCA/UNESP, Campus de Botucatu. Atualmente é Professor Adjunto I - MS-5.1 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FE/UNESP, Campus de Ilha Solteira, sendo orientador de Mestrado e Doutorado no curso de Pós-Graduação em Agronomia (Sistemas de Produção). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, produtividade de grãos, sistema plantio direto e manejo de plantas forrageiras.

Nídia Raquel Costa, Department of Crop Science, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Marília - UNIMAR (2008). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Agronomia (Sistemas de Produção) pela Faculdade de Engenharia (FE/UNESP - Campus de Ilha Solteira). Atualmente é pós-doutoranda (Bolsista FAPESP) pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP - Campus de Botucatu). Tem experiência em Agronomia e atua nas áreas de fitotecnia, fertilidade do solo e adubação de culturas com ênfase em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária sob Plantio Direto.

César Gustavo da Rocha Lima, Department of Civil Engineering, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP.

É graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL. Possui Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS/UNESP. Atualmente é Professor Assistente Doutor na Área de Geotecnia junto ao Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira ? FEIS/UNESP. Tem experiência em Ciência do Solo com ênfase em Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e da Água e, aplicação de técnicas de análise espacial (Geoestatística). Também trabalha com pesquisas ligadas à Avaliação Ambiental do Meio Físico por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

Cristiano Magalhães Pariz, Department of Animal Nutrition and Breeding, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.

Zootecnista, Mestre em Agronomia (Sistemas de Produção) e Doutor em Zootecnia (Pastagem e Forragicultura). Pós-Doutorando em Zootecnia na área de Avaliação, Produção e Conservação de Forragens pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp - Campus de Botucatu). Atua nas áreas de forragicultura e pastagens, com ênfase em produção de silagem, cordeiros e gado de corte em sistemas de integração lavoura-pecuária sob plantio direto.

Referências

BAYER, C. et al. Organic matter storage in a sandy clay loam Acrisol affected by tillage a cropping systems in southern Brazil. Soil and Tillage Research, Amsterdam, v. 54, n. 1-2, p. 101-109, 2000.

BEUTLER, A. N. et al. Resistência à penetração, permeabilidade de Latossolo Vermelho distrófico típico sob sistemas de manejo na Região dos Cerrados. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 25, n. 1, p. 167-77, 2001.

CARVALHO, G. J. et al. Correlação da produtividade do feijão com a resistência à penetração do solo sob plantio direto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola Ambiental, Campina Grande, v. 10, n. 3, p. 765-771, 2006.

CAVALLINI, M. C. et al. Relações entre a produtividade de Brachiaria brizantha e atributos físicos de um Latossolo do Cerrado. Revista Brasileira de Ciência do Solo. Viçosa, v. 34, n. 4, p. 1007-1015, 2010.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos da Safra 2014/15, v. 2, n. 4, Quarto Levantamento: janeiro/2015. Disponível em: <http://www.conab.gov.br >. Acesso em: 05 mar. 2015.

COSTA, N. R. et al. Adubação nitrogenada em capins do gênero Urochloa implantados em consórcio com a cultura do milho. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife, v. 9, n. 3, p. 376-383, 2014.

COSTA, N. R. et al. Atributos do solo e acúmulo de carbono na integração lavoura-pecuária em sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 39, n. 3, p. 852-863, 2015.

DALCHIAVON, F. C. et al. Variabilidade espacial da produtividade do feijoeiro correlacionada com atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob sistema de semeadura direta. Bragantia, Campinas, v. 70, n. 4, p. 908-916, 2011.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2. ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1997. 212 p. (Documentos, 1).

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Brasília, DF: 2013. 353 p.

FREDDI, O. S. et al. Variabilidade espacial da produtividade do feijão em um Latossolo Vermelho Distroférrico sob preparo convencional e plantio direto. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v. 27, n. 1, p. 61-67, 2005.

KIEHL, E. J. Manual de edafologia: relações solo-planta. 1. ed. Piracicaba, SP: Agronômica Ceres, 1979. 264 p.

KLUTHCOUSKI, J.; AIDAR, H.; COBUCCI, T. Opções e vantagens da integração lavoura-pecuária a produção de forragens na entressafra. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 28, n. 240, p. 16-29, 2007.

KLUTHCOUSKI, J. et al. Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 57, n. 1, p. 97-104, 2000.

LANZANOVA, M. E. et al. Atributos físicos do solo em sistema de integração lavoura pecuária sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 31, n. 5, p. 1131-40, 2007.

MACHADO, L. A. Z.; ASSIS, P. G. G. Produção de palha e forragem por espécies anuais e perenes em sucessão à soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 45, n. 4, p. 415-422, 2010.

MARCHÃO, R. L. et al. Qualidade física de um Latossolo Vermelho sob sistemas de integração lavoura-pecuária no Cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 42, n. 6, p. 873-882, 2007.

MARTINS, M. V. et al. Correlação linear e espacial entre a produtividade do feijoeiro e atributos físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico de Selvíria, Estado de Mato Grosso do Sul. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v. 31, n. 1, p. 147-154, 2009.

MEGDA, M. M. et al. Correlação linear e espacial entre a produtividade de feijão e a porosidade de um Latossolo Vermelho de Selvíria (MS). Revista Brasileira de Ciências do Solo, Viçosa, v. 32, n. 2, p. 781-788, 2008.

MONTANARI, R. et al. Aspectos da produtividade do feijão correlacionados com atributos físicos do solo sob elevado nível tecnológico de manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 34, n. 6, p. 1811-1822, 2010.

PIMENTEL-GOMES, F. P.; GARCIA, C. H. Estatística aplicada a experimentos agronômicos e florestais. 1. ed. Piracicaba, SP: FEALQ, 2002. 309 p.

RAIJ, B. V. et al. Análise química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas, SP: Instituto Agronômico de Campinas; 2001. 285 p.

REICHERT, J. M. et al. Reference bulk density and critical degree-of-compactness for no-till crop production in subtropical highly weathered soils. Soil & Tillage Research. Amsterdan, v. 102, n. 2, p. 242-254, 2009.

ROBERTSON, G. P. GS+: geostatistics for environmental sciences. Plainwell: Michigan, Gamma Desing Software, 2004. 169 p.

ROSA FILHO, G. et al. Variabilidade da produtividade da soja em função de atributos físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 33, n. 2, p. 283-293, 2009.

SANTOS, R. S. M. et al. Componentes da parte aérea e raízes de pastagens de Brachiaria spp. em diferentes idades após a reforma, como indicadores de produtividade em ambiente de Cerrado. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 119-124, 2007.

SANTOS, P. A. et al. Correlação linear e espacial entre o rendimento de grãos do feijoeiro e a resistência mecânica a penetração em um Latossolo Vermelho distrófico. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 29, n. 2, p. 287-295, 2005.

SCHLOTZHAVER, S. D.; LITTELL, R.C. SAS system for elementary statistical analysis. 2. ed. Cary: SAS. 1997. 441 p.

SILVA, A. L. M. S. et al. Componentes de produção do feijão (Phaseolus vulgaris) correlacionados com atributos físicos de um Latossolo sob plantio direto em Selvíria-MS. In: SIMPÓSIO DE GEOESTATÍSTICA APLICADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2., 2011, Botucatu, Anais... Botucatu, 2011, p.1-6.

SOUZA, Z. M. et al. Variabilidade espacial de atributos físicos em um latossolo vermelho distrófico sob semeadura direta em Selvíria (MS). Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 25, n. 3, p. 699-707, 2001.

SPERA, S. T. et al. Integração lavoura, pecuária, os atributos físicos de solo manejado sob sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 33, n. 1, p. 129-36, 2009.

STOLF, R. Teoria e teste experimental de fórmulas de transformação dos dados de penetrômetro de impacto em resistência do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 229-235, 1991.

Downloads

Publicado

02-12-2016

Edição

Seção

Agronomia