SELETIVIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM PÓS-EMERGÊNCIA DA CROTALÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n417rcPalavras-chave:
Crotalaria spectabilis. Culturas de cobertura. Intoxicação por herbicidas. Manejo de plantas daninhas.Resumo
O manejo de plantas daninhas é prática fundamental para reduzir ou eliminar a interferência da comunidade infestante sobre a espécie cultivada. O método de controle químico, por meio da aplicação de herbicidas, consiste no mais utilizado com esta finalidade em áreas de produção de larga escala. Informações de seletividade de herbicidas para C. spectabilis (crotalária) são escassas, sendo estas de suma importância para o manejo desta espécie como cultura. Um experimento de campo foi realizado para avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pós-emergência na crotalária. Os herbicidas bentazon (720 e 576 g ha-1), imazethapyr (106 e 79,5 g ha-1), pyrithiobac-sodium (84 g ha-1), flumiclorac (60 g ha-1), flumiclorac em aplicação sequencial (30 / 30 g ha-1), imazethapyr + bentazon (106 + 480 g ha-1), clethodim + quizalofop (96 + 100 g ha-1) foram aplicados sob plantas com quatro folhas verdadeiras, constando também entre os tratamentos testemunha sem aplicação de herbicidas. Pyrithiobac-sodium e flumiclorac isolados e a mistura entre imazethapyr + bentazon proporcionaram maiores injúrias a crotalária, afetando também a altura final das plantas. O pyrithiobac-sodium (84 g ha-1) não foi seletivo para a crotalária. Os herbicidas imazethapyr (79,5 g ha-1), flumiclorac (em aplicação sequencial), bentazon (576 g ha-1), além da associação entre clethodim + quizalofop podem ser utilizados para o manejo de plantas daninhas na cultura da crotalária.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




