DIVERSIDADE GENÉTICA ENTRE GENÓTIPOS DE Calotropis procera (Aiton) WT Aiton EM FUNÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES

Autores

  • Isaias Vitorino Batista de Almeida Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB
  • Jean Pierre Cordeiro Ramos Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB
  • Wellison Filgueiras Dutra Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB
  • Riselane de Lucena Alcântara Bruno Department of Phytotechny and Environmental Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB
  • Edna Ursulino Alves Department of Phytotechny and Environmental Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n411rc

Palavras-chave:

Flor-de-seda. Germinação. Vigor de sementes. Variabilidade genética. Análise multivariada.

Resumo

A caracterização da diversidade genética, com base na avaliação da germinação e do vigor de sementes, é uma etapa fundamental para dar inicio ao desenvolvimento do sistema de cultivo de C. procera. Dessa maneira, objetivou-se estimar a divergência genética em genótipos de C. procera baseada na germinação e no vigor de sementes armazenadas por doze meses. Foram utilizados 35 genótipos, oriundos de áreas de ocorrência natural na Paraíba, coletados e armazenados em março de 2014. Para a avaliação do potencial fisiológico das sementes, foram realizados dois experimentos entre março e abril de 2015. O primeiro constou de um ensaio de germinação conduzido em câmara de germinação, enquanto o segundo, de um ensaio de emergência em areia lavada, realizado em bandejas de polietileno no interior de ambiente de telado em condições não controladas. Em ambos os experimentos foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes por genótipo. As características avaliadas foram germinação, a germinação média diária, a velocidade diária de germinação, o índice de velocidade de germinação, o tempo médio de germinação, o índice de vigor de plântulas, a emergência, o índice de velocidade de emergência, o comprimento total e a fitomassa seca total. Entre os genótipos de C. procera existe variabilidade genética para variáveis de germinação e vigor de sementes armazenadas por um ano. As características de emergência, fitomassa seca total de plântula e germinação são as que mais contribuem para a divergência genética em genótipos de C. procera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Vitorino Batista de Almeida, Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

Graduado em Agronomia (2009) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia-PB; Possui Mestrado em Ciências Agrárias (2014) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB; Especialização em Proteção de Plantas (2012) pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG. Fiscal Agropecuário na Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP), Defesa Agropecuária. Desenvolve pesquisas na área de Melhoramento Genético Vegetal e Fisiologia Vegetal, além de desenvolver trabalho profissional em Defesa Vegetal. Atualmente é aluno do Doutorado no programa de pós-graduação em Agronomia da UFPB

Jean Pierre Cordeiro Ramos, Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

É bacharel em Agroecologia e mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); doutorando em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), linha de pesquisa: Biotecnologia, melhoramento e proteção de plantas cultivadas. Tem experiência na área de agricultura familiar, produção orgânica, melhoramento de plantas, diversidade genética e análise de dados por modelos multivariados.

Wellison Filgueiras Dutra, Center for Agricultural Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

Possui graduação e Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica e integrante do grupo de pesquisa do Setor Experimental de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal / Laboratório de Ecofisiologia Vegetal. No mestrado integrou o grupo de pesquisa do Laboratório de Ecofisiologia de Plantas Cultivadas (ECOLAB), Campina Grande - PB. Atualmente está regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba, área de concentração: Agricultura tropical; linha de pesquisa: Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas; Possui experiência nos temas: Relações hídricas no sistema solo-planta-atmosfera, Manejo de irrigação em fruteiras, oleaginosas e olerícolas, tolerância ao déficit hídrico, com ênfase em Fisiologia, Bioquímica e produção de plantas cultivadas no Semiárido.

Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Department of Phytotechny and Environmental Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e doutorado em Producción Vegetal Fitotécnia - Universidad Politécnica de Madrid (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas, principalmente na Tecnologia de Sementes de Espécies cultivadas e nativas da Caatinga, com potencial medicinal, florestal e forrageiro. Atualmente vem participando de vários projetos de pesquisa desenvolvidos no Semiárido brasileiro. Editora de seção da Revista Ciência Agronômica, na área de Fitotecnia, editada pela Universidade Federal do Ceará. Participa como consultora de várias revistas e projetos de pesquisa científica.

Edna Ursulino Alves, Department of Phytotechny and Environmental Sciences, Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1996); Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Agronomia (Produção e Tecnologia de Sementes) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes, atuando principalmente em Tecnologia de Sementes de Espécies Florestais.

Referências

ANDRADE, A. P. et al. Produção animal no semiárido: o desafio de disponibilizar forragem, em quantidade e com qualidade, na estação seca. Tecnologia & Ciência Agropecuária, João Pessoa, v. 4, n. 4, p. 1-14, 2010.

ANDRADE, M. V. M. et al. Fenologia da Calotropis procera Ait. R. Br., em função do sistema e da densidade de plantio. Archivos de Zootecnia, Córdoba, v. 54, n. 208, p. 631-634, 2005.

ANDRADE, M. V. M. et al. Produtividade e qualidade da flor-de-seda em diferentes densidades e sistemas de plantio. Revista Brasileira de Zootecnia, Piracicaba, v. 37, n. 1, p. 1-8, 2008.

ARRUDA, A. M. V. et al. Avaliação nutricional do feno de flor-de-seda com aves caipiras. Acta Veterinaria Brasilica, Mossoró, v. 5, n. 3, p. 311-316, 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária, Brasília: MAPA/ACS, 2009. 395 p.

CARVALHO, R. I. N.; CARVALHO, D. B. Germinação de sementes de um ecótipo de paspalum da região de Guarapuava - Pr. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 30, Sup. 1, p. 1187-1194, 2009.

CARVALHO JÚNIOR, S. B. et al. Produção e avaliação bromatológica de espécies forrageiras irrigadas com água salina. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 14, n. 10, p. 1045-1051, 2010.

COSTA, R. G. et al. Perspectivas de utilização da flor-de-seda (Calotropis procera) na produção animal. Revista Caatinga, Mossoró, v. 22, n. 1, p. 1-9, 2009.

CRUZ, C. D. Programa GENES: análise multivariada e simulação. Viçosa, MG: UFV, 2006. 175 p.

CRUZ, C. D.; REGAZZI, A. J. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético. Viçosa, MG: UFV, 1997. 390 p.

HUNTR, E. A.; GLASBEY, C. A.; NAYLOV, R. E. L. The analysis of data from germination tests. Journal of Agricultural Science, Cambridge, v. 102, n. 1, p. 207-213, 1984.

LIMA, G. F. C. et al. Flor de seda: fonte de feno de qualidade para os sertões. In:______. Armazenamento de Forragens para Agricultura Familiar. Natal, RN: EMPARN, 2004. 40 p.

MAGUIRE, J. D. Seed of germination aid in selection and evaluation for seedling emergence and vigor. Crop Science, Madison, v. 2, n. 2, p. 176-177, 1962.

MAROUFI, K.; FARAHANI, H.A.; MOAVENI, P. Effects of hydropriming on seedling vigour in spinach (Spinacia oleracea L.). Advances in Environmental Biology, New Delhiv, v. 5, n. 8, p. 2224-2227, 2011.

MELO, M. M. et al. Estudo fitoquímico da Calotropis procera Ait. sua utilização na alimentação de caprinos: efeitos clínicos e bioquímicos séricos. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, v. 2, n. 1, p. 15-20, 2001.

MOJENA R. Hierarchical grouping methods and stopping rules: an evaluation. The Computer Journal, Oxford, v. 20, n. 4, p. 359-363, 1977.

NEGREIROS, J. R. S. et al. Divergência genética entre progênies de maracujazeiro-amarelo com base em características das plântulas. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 30, n. 1, p. 197-201, 2008.

OLIVEIRA-BENTO, S. R. S. et al. Biometria de frutos e sementes e germinação de Calotropis procera Aiton (Apocynaceae). Bioscience Journal, Uberlândia, v. 29, n. 5, p. 1194-1205, 2013.

OLIVEIRA-BENTO, S. R. S. et al. Armazenamento de sementes de flor-de-seda [Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton]. Revista Caatinga, Mossoró, v. 28, n. 1, p. 39-47, 2015.

OLIVEIRA, V. M.; SOUTO, J. S. Estimativa da produção de biomassa de Calotropis procera (Ait) R. BR. e avaliação de sua composição química no estado da Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 4, n. 1, p. 141-161, 2009.

ROHLF, F. J. Adaptative hierarchical clustering schemes. Systematic Zoology, Oxford, v. 19, n. 1, p. 58-82, 1970.

SILVA, J. R. et al. Temperatura e substrato na germinação de sementes de flor-de-seda. Revista Caatinga, Mossoró, v. 22, n. 1, p. 175-179, 2009.

SINGH, D. The relative importance of characters affecting genetic divergence. The Indian Journal of Genetics e Plant Breeding, New Delhi, v. 41, n. 2, p. 237-245, 1981.

SCOTT, S. J.; JONES, R. A.; WILLAMS, W. A. Review of data analysis methods for seed germination. Crop Science, Madison, v. 24, n. 6, p. 1192-1199, 1984.

Downloads

Publicado

14-06-2017

Edição

Seção

Agronomia