AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ESTIMATIVA DA ETo BASEADAS NO TANQUE CLASSE A, EM MOSSORÓ, RN
Keywords:
Semiárido. Coeficiente do tanque. Evaporação do tanque. Manejo de irrigação.Abstract
A evapotranspiração de referência (ETo) calculada pelo tanque Classe A (TCA) é um método indireto e de uso generalizado no Brasil devido a seu baixo custo e facilidade no manuseio. Este estudo teve como objetivo determinar, por diferentes metodologias de estimativa do coeficiente do tanque (Kp) que são propostas na literatura, a ETo obtida com o auxílio da evaporação do tanque Classe A (ECA), e comparar tais resultados com a ETo estimada pelo método FAO Penman-Monteith, considerado padrão e recomendado pela FAO, usando dados de uma série histórica de 15 anos, de 1993 a 2007. Observou-se um bom desempenho do método do tanque Classe A para a estimativa dos valores mensais de ETo, considerando-se as diferentes formas de cálculo do Kp, sendo a metodologia proposta por Snyder a que apresentou o maior índice de concordância (d = 0,80475) e o menor erro médio absoluto (MAE = 0,28452 mm dia-1), indicando sua potencialidade para utilização prática na estimativa da ETo diária na região de Mossoró, Rio Grande do Norte.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




