RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDAS À DEFICIÊNCIA HÍDRICA E A REIDRATAÇÃO
Keywords:
Saccharum spp., seca, tolerância, condutância estomática, fluorescência, pigmentos fotossintéticosAbstract
O objetivo desse trabalho foi estudar as respostas fisiológicas de cultivares de cana-de-açúcar com características contrastantes quanto à tolerância à seca submetidas à deficiência hídrica e a reidratação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde as cultivares SP83-2847, SP80-1842 e SP81-3250 foram cultivadas em vasos, Após 85 dias do plantio, foi realizada a primeira avaliação, em seguida foram implementados dois tratamentos, sem deficiência (-D) e com deficiência (+D) por suspensão da rega por 15 dias e posterior reidratação por 12 dias. Nas cultivares SP81-3250 e SP80-1842 foram observadas maiores reduções em Fv/Fm, no teor relativo de água na folha (TRA), no potencial hídrico da folha (Ψw), no índice SPAD e nos teores dos pigmentos fotossintéticos quando submetidas à deficiência hídrica. Devido aos menores danos fisiológicos causados pela deficiência hídrica na cultivar SP83-2847, e ainda ter apresentado melhor recuperação durante a reidratação, inclusive da condutância estomática (gs), caracterizando esta cultivar com boa aclimatação sob deficiência hídrica.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




