RESPOSTAS DA BANANEIRA (Musa sp.), CULTIVAR PACOVAN EM SISTEMAS DE MANEJO COM APLICAÇÃO DE FERTILIZANTE MINERAL E BIOFERTILIZANTE

Authors

  • José Wilson Gomes dos Santos Mestrando em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas /Universidade Federal do Ceará.
  • Fernando Felipe Ferreyra Hernandez Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
  • Boanerges Freire de Aquino Professor Associado do Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
  • Francisco Nildo da Silva Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira/Unilab.
  • David Correia dos Anjos Doutorando da Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição do CCA/Universidade Federal do Ceara.
  • José Thales Pantaleão Ferreira Doutorando da Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição do CCA/Universidade Federal do Ceara.

Keywords:

Bananeira. Biofertilização. Fertilização.

Abstract

Os biofertilizantes líquidos vêm sendo utilizados com relativo sucesso na recuperação de bananais que apresentam baixa produtividade, após longo tempo de cultivo. Entretanto, são poucas as informações existentes relacionadas a tratos culturais que visem ao aumento da vida útil do bananeiral. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo comparativo em áreas de bananais degradados que receberam a aplicação do biofertilizante por um período de dois e cinco anos e área onde a cultura não recebeu esse tipo de aplicação. O estudo foi realizado em 2011 na Chapada do Apodi, Município de Quixeré-CE. Foram avaliados os efeitos do tempo de aplicação sobre os atributos químicos do solo, medidas biométricas da planta, produção de massa seca, extração e exportação de N, P e K, e o aporte de biomassa vegetal ao solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições. O biofertilizante aumentou os teores de matéria orgânica, K e Ca trocáveis em todas as profundidades do solo. Os níveis de P disponível e Mg trocável foram superiores somente na camada superficial. O biofertilizante contribuiu para o aumento do pH, CE e Na do solo. As plantas que receberam aplicação do produto ficaram mais altas, com maior peso e número de folhas. A área que recebeu por mais tempo a aplicação apresentou maior produtividade, acumulou 20% mais massa seca, extraiu mais N, P e K do solo, exportou mais nutrientes através da colheita e aportou maior quantidade de biomassa vegetal ao solo.

Author Biographies

  • José Wilson Gomes dos Santos, Mestrando em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas /Universidade Federal do Ceará.
    Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas /Universidade Federal do Ceará.
  • Fernando Felipe Ferreyra Hernandez, Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
    Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
  • Boanerges Freire de Aquino, Professor Associado do Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
    Departamento de Ciência do Solo CCA/Universidade Federal do Ceara.
  • Francisco Nildo da Silva, Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira/Unilab.
    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira/Unilab.
  • David Correia dos Anjos, Doutorando da Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição do CCA/Universidade Federal do Ceara.
    Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas /Universidade Federal do Ceará.
  • José Thales Pantaleão Ferreira, Doutorando da Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição do CCA/Universidade Federal do Ceara.
    Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas /Universidade Federal do Ceará.

Published

02-12-2014

Issue

Section

Agronomy