PARÂMETROS GENÉTICOS E TENDÊNCIAS GENÉTICAS PARA CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS E DE CRESCIMENTO TESTICULAR EM BOVINOS GUZERÁ

Authors

  • Natalia Vinhal Grupioni Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
  • Diego Gomes Freire Guidolin Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Guilherme Costa Venturini Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
  • Raysildo Barbosa Lôbo Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – ANCP
  • Danísio Prado Munari Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)

Keywords:

Bovinos de corte. Correlação genética. Perímetro escrotal. Variabilidade genética.

Abstract

Objetivou-se estimar parâmetros genéticos e tendências genéticas para características reprodutivas e de crescimento testicular em bovinos Guzerá. Os componentes de variância foram estimados sob modelo animal bicaracterística pelo método da máxima verossimilhança restrita. Para idade ao primeiro parto (IPP), primeiro intervalo de partos (IP1), período de gestação (PG) e perímetro escrotal aos 365 e 450 dias (PE365 e PE450, respectivamente) foram incluídos os efeitos genético aditivo e residual como efeito aleatório e os efeitos fixos de grupo de contemporâneos. A covariável IPP foi incluída no modelo para PE365 e PE450 (efeitos linear e quadrático) e para IP1 (efeito linear). Para PG, foi considerado também o efeito aleatório genético materno. As estimativas de herdabilidade variaram de 0,08 ± 0,05 (IP1) a 0,48 ± 0,11 (PG). Tendências genéticas foram significativas (P<0,05) para todas as características, exceto para efeito genético materno de PG. As características PE365, PE450 e PG podem ser utilizadas como critério de seleção por apresentarem variabilidade genética aditiva suficiente para responder ao processo de seleção. A correlação genética entre IPP e os perímetros indica que a seleção para maiores perímetros escrotais nestas idades resultará em menores IPP, ou seja, fêmeas sexualmente mais precoces.

Author Biographies

  • Natalia Vinhal Grupioni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
    Departamento de Ciências Exatas, Área de Genética e Melhoramento Animal
  • Diego Gomes Freire Guidolin, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
    Departamento de Zootecnia, Área de Genética e Melhoramento Animal
  • Guilherme Costa Venturini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
    Departamento de Zootecnia, Área de Genética e Melhoramento Animal
  • Danísio Prado Munari, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
    Departamento de Ciências Exatas, Área de Genética e Melhoramento Animal

Published

20-05-2015

Issue

Section

Zootechnics