EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DA CANAFÍSTULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS E MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA
Palavras-chave:
Peltophorum dubium ((Spreng.) Taub.). Sementes florestais. Bioplant®. Bagaço de cana-de-açúcar.Resumo
Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a influência de diferentes métodos de superação de dormência e tipos de substratos na emergência e crescimento inicial de plântulas de canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.). O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados no esquema fatorial 5x4, sendo cinco substratos, Bioplant®; 75% Bioplant® + 25% bagaço de cana-de-açúcar (75B+25BC); 50% Bioplant® + 50% bagaço de cana-de-açúcar (50B+50BC); 25% Bioplant® + 75% bagaço de cana-de-açúcar (25B+75BC); bagaço de cana-de-açúcar (100%) e quatro métodos de superação de dormência (testemunha, escarificação mecânica com o uso de lixa, imersão em água quente e escarificação com ácido sulfúrico concentrado) com três repetições de 12 sementes. Avaliaram-se o índice de velocidade de emergência; tempo médio de emergência; percentagem de emergência aos 7, 14 e 28 dias após a semeadura; massa seca da parte aérea e massa seca de raiz. A imersão em água quente e a escarificação química com ácido sulfúrico (98%) são métodos eficientes para superação de dormência tegumentar em sementes de canafístula. Os substratos Bioplant® e 75B+25BC proporcionam crescimento inicial superior das plântulas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




