AVALIAÇÃO DE LINHAGENS S3 DE MILHO POR MEIO DE TESTADORES ADAPTADOS À SAFRINHA
Palavras-chave:
Melhoramento genético. Topcross. Segunda safra. Zea mays.Resumo
Diversas instituições têm se dedicado ao melhoramento genético do milho safrinha devido ao visível e crescente aumento na área destinada ao seu plantio. Poucos híbridos presentes no mercado são adaptados às condições ambientais de outono-inverno. O objetivo do presente trabalho foi identificar linhagens adaptadas à condição de Safrinha por meio da análise da capacidade de combinação de 50 linhagens S3 de milho desenvolvidas pela Universidade Estadual de Maringá. Estas linhagens foram cruzadas em Topcross com dois híbridos adaptados à Safrinha (P30K75 e AG9040), utilizados como testadores. Avaliou-se o florescimento masculino/feminino e a produtividade de grãos (kgha-1), com correção para stand (65.000 plantas) e umidade (14,5%), para três locais representativos da região oeste do Paraná. O testador AG9040 foi o melhor na contribuição para maiores produtividades de grãos em seus topcrosses. A linhagem 30 apresentou alta capacidade geral de combinação (CGC) para produtividade de grãos nos três ambientes estudados. O cruzamento AG9040 x linhagem 49 obteve estimativas relevantes de capacidade específica de combinação (CEC) para produtividade de grãos em Toledo e Palotina. O cruzamento AG9040 x linhagem 38 obteve relevante CEC para produtividade de grãos e florescimento masculino e feminino em Tupãssi. Como o testador P30K75 se destacou em cruzamento com a linhagem 27, recomenda-se que esta seja utilizada como testadora de linhagens provenientes do híbrido comercial P30K75. Analogamente, como o testador AG9040 se destacou no cruzamento com a linhagem 48, a mesma pode ser utilizada como testadora de novas linhagens oriundas do híbrido comercial AG9040.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




