MODELOS EMPÍRICOS DO DESEMPENHO DE GOTEJADORES APLICANDO ÁGUA RESIDUÁRIA DA CASTANHA DE CAJU

Autores

  • Ketson Bruno da Silva Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Rafael Oliveira Batista Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Francisco de Oliveira Mesquita Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Daniela da Costa Leite Coelho Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Wesley de Oliveira Santos Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n217rc

Palavras-chave:

Efluente. Emissores. Pressão de serviço. Coeficientes de variação da vazão e de uniformidade de distribuição.

Resumo

Este trabalho objetivou obter modelos empíricos do desempenho hidráulico de gotejadores operando com água residuária da castanha de caju em função do tempo de operação, da pressão de serviço e da qualidade do efluente. O experimento foi montado com dois fatores: três tipos de gotejadores (D1 - 1,65 L h-1; D2 - 2,00 L h-1 e D3 - 4,00 L h-1) e quatro pressões de serviço (70, 140, 210 e 280 kPa), com três repetições. Avaliaram-se a cada 20 h os valores dos coeficientes de variação de vazão (FVC) e da uniformidade de distribuição (DUC), além das características físico-químicas e biológicas do efluente até completar o tempo de operação de 160 h. Os dados foram interpretados por meio das análises de regressão simples e linear múltipla stepwise. Para os dados de FVC e DUC em função do tempo de operação, 17, 17 e 8% e 17, 17 e 0% dos modelos de regressão ajustados foram o raiz quadrada, o linear e o quadrático, respectivamente. Na relação de FVC e DUC com pressões de serviço, 11, 22 e 0% e 0, 22 e 11% dos modelos de regressão ajustados foram o raiz quadrada, o linear e o quadrático, respectivamente. As regressões lineares múltiplas mostraram que o teor de sólidos dissolvidos foi a característica da água residuária que mais interferiu nos valores de FVC e DUC das unidades gotejadoras D1e D3 operando na pressão de serviço de 70 kPa.

Biografia do Autor

  • Ketson Bruno da Silva, Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
    Engenheiro Agrônomo (2009) e Mestre em Irrigação e Drenagem (2012), com formação completa pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. É membro do Grupo de Pesquisa Tratamento e Manejo de Resíduos para o Desenvolvimento sustentável do Semiárido, Coordenado pelo. Prof. D. Sc. Rafael Oliveira Batista (UFERSA).
  • Rafael Oliveira Batista, Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (2002), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2004), doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2007) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2010). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água; Líder do Grupo de Pesquisa Tratamento e manejo de resíduos para o desenvolvimento sustentável do semiárido da UFERSA; e autor e co-autor de 103 artigos de periódicos nacionais e internacionais, de 240 artigos de eventos nacionais e internacionais e 4 pedidos de patentes de produtos e processos inovadores. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia e manejo de irrigação; tratamento de água; planejamento e análise econômica de projetos hidroagrícolas; e tratamento, manejo e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos.
  • Francisco de Oliveira Mesquita, Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA. Possui Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem técnico em Agropecuária pela UEPB - Escola Agrotécnica do Cajueiro (2003). Atua na área de Agronomia, com ênfase em sistema de produção, Relação Água - Solo - Planta, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, salinidade, insumos naturais, culturas exóticas (Nim e Noni), culturas tropicais como passiflora edullis, Carica papaya e Olerícolas Licopersicon pimpinellifolium, etc. Atua na área de Manejo de Solo e Água - área de concentração: IMPACTOS AMBIENTAIS PELO USO DO SOLO E DA ÁGUA. Atualmente é revisor de períodicos: Brazilian Journal of Irrigation And Drainage; Pesquisa Agropecuária Tropical - Goias e a Revista DYNA - Universidad Nacional de Colombia.
  • Daniela da Costa Leite Coelho, Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
    Concluído o Ensino Fundamental (1º grau) e Ensino Médio (2º grau) no Colégio Diocesano Santa Luzia. Formada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em 2010. Mestra em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFERSA, em 2013. Atua na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Ciência do Solo, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, atuando principalmente nas áreas: engenharia de conservação de água e solo; tratamento de água e efluentes; tratamento, manejo e disposição de resíduos agroindustriais e urbanos; e disposição de resíduos no solo visando o aproveitamento agrícola, bem como na área de Desenho Técnico Projetivo e Arquitetônico. Registro no CREA/RN: 2109527480.
  • Wesley de Oliveira Santos, Department of Environmental and Technological Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
    Graduado em Agronomia, mestre em Irrigação e Drenagem e estudante de pós-graduação (doutorando) em Manejo de Solo e Água pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), atuo na área de Manejo de Solo e Água no Semiárido, especificamente na linha de pesquisa (Manejo de Solo e Água no Ambiente Agrícola), Meteorologia Agrícola e Estatística.

Downloads

Publicado

03-05-2016

Edição

Seção

Engenharia Agrícola