REAÇÃO DE GENÓTIPOS DE BATATA A Meloidogyne javanica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n230rcPalavras-chave:
Nematoide-das-galhas. Suscetibilidade. Solanum tuberosum.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a reação de um conjunto de clones e cultivares de batata do programa de melhoramento genético da Embrapa a Meloidogyne javanica. O experimento foi desenvolvido na Embrapa Clima Temperado, Pelotas/RS, em casa-de-vegetação sob temperaturas de 25±5oC. Plantas individuais de batata dos diferentes genótipos [BRSIPR Bel, BRS F63 (Camila), CL02-05, F23-11-06, F32-02-06, F38-03-07, F189-09-06, F23-24-06 e F22-01-08], mantidas em vasos com solo esterilizado, foram inoculadas com 5.000 ovos + J2 de M. javanica, utilizando-se seis repetições por tratamento. Como testemunha suscetível, plantas de batata da cultivar BRS Ana foram inoculadas com o mesmo nível de inóculo. Decorridos 55 dias da inoculação, avaliou-se o número de galhas nas raízes de cada planta e determinou-se o número protuberâncias (pipocas) causadas pelo nematoide/tubérculo nos diferentes tratamentos. Em seguida, as raízes de cada planta foram processadas para contagem do número de ovos + J2 e determinação do fator de reprodução do nematoide (FR: população final/população inicial). Todos os genótipos comportaram-se como suscetíveis (FR>1,00) à M. javanica. No entanto, verificaram-se diferentes níveis de suscetibilidade entre os materiais avaliados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




