POTENCIAL FITÓXICO DE EXTRATOS DO GEOPROPOLIS DA ABELHA JANDAIRA (M. subnitida) EM PLANTAS DANINHAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n407rcPalavras-chave:
Alelopatia. Própolis de abelhas nativas. Plantas daninhas. Semiárido. Abelhas indígenas.Resumo
Este trabalho teve por objetivo caracterizar a atividade fitotóxica da geoprópolis de abelhas jandaira (Melipona subnitida Ducke), nativas do estado do Ceará, e analisar, comparativamente, seus efeitos. Os extratos obtidos com álcool cereal foram preparados em concentrações de 0,25, 0,5, 0,75 e 1,0%, tendo como eluente o etanol 80%, e testados sobre a germinação de sementes, alongamento da radícula e do hipocótilo das plantas daninhas de área de pastagens cultivadas, malícia (Mimosa pudica) e mata-pasto (Senna obtusifolia). Os extratos testados evidenciaram atividade fitotóxica em intensidades que variaram em função da planta receptora, concentração, e da parte da planta analisada. A espécie M. pudica apresentou maior sensibilidade aos efeitos inibitórios do que S. obtusifolia. A espécie S. obtusifolia, quando analisada isoladamente, apresentou Efeito Fitotóxico EF50 na germinação das sementes e no desenvolvimento da radícula em concentrações próximas à máxima utilizada, enquanto que a espécie M. pudica apresentou EF50 e EF90 nas concentrações mínimas e próximas à máxima, 0,25% e 1,00%. Os extratos da geoprópolis da abelha jandaira (M. subnitida) avaliados possuem em sua composição bioativos com potencial efeito fitotóxico às plantas daninhas estudadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




