Sobre a Revista

Foco e Escopo

1. OBJETIVO


Divulgar estudos, programas, projetos e ações nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde que tenham a inclusão social, a diversidade e a acessibilidade como foco de seus temas e problemas, apresentando análises e alternativas à aceitação das diferenças e superação das desigualdades. 

2. INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

UFERSA e demais Instituições de Ensino Superior.

 3. PÚBLICO ALVO

Professores, estudantes, técnico-administrativos que desenvolvam temas, ações, programas e projetos cuja temática esteja associada à linha editorial da Revista.

4. POLÍTICAS DE SUBMISSÃO

Serão aceitos para publicação artigos científicos que possuam entre 8 e 12 páginas, resumo e abstract máximo 250 palavras, seguido de 3 palavras-chave e Key-words. O espaço entre linhas deve ter 1,5 cm, justificado, fonte arial, tamanho 12, referências e notas de rodapé ao final do texto. As normas da ABNT com referência a artigos devem ser observadas, inclusive quanto às orientações sobre aspectos da introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados, considerações finais, referências, citações, notas de fim. O artigo submetido à Revista Includere pode ter até três autores. Estudantes de graduação vinculados a programas, projetos ou orientações devem publicar em conjunto com seus orientadores.

Também serão aceitos resumos expandidos que podem conter entre 2 e 4 páginas, título em maiúsculo e negrito, centralizado, seguido de nome completo dos autores, identificação institucional, e-mail. O resumo expandido deve possuir em sua estrutura, introdução, material ou métodos, resultados, considerações finais e referências. Pode ser escrito por até três autores.

5. CRONOGRAMA

A Revista Includere possui publicação semestral e divulga através do portal da UFERSA - www.ufersa.edu.br - as datas limites de envio de trabalhos. 

As edições especiais ocorrerão por ocasião da Semana de Inclusão, Diversidade e Ações Afirmativas situadas anualmente na UFERSA. Após estes lançamentos, a Revista Includere mantém a periodicidade e orientações de suas publicações a cada seis meses.

Os autores deverão observar as normas de submissão da Revista e em caso de dúvida, entrar em contato via e-mail ou telefone.

Publique conosco!

6. ISSN

2359-5566

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos e resumos submetidos à Revista ocorre por escolha da equipe editorial que convida profissionais de reconhecida experiência nas áreas das ciências humanas, sociais e da saúde. São mantidos em sigilo os dados dos autores e dos avaliadores, de forma que a avaliação cega por pares, seja mantida.

Os resultados da avaliação podem ser: aceito na íntegra, rejeitado e aceito com restrições. No último caso, o avaliador pode sugerir algumas alterações que assegurem as normas de publicação. Se aceitas pelo autor, serão reenviadas para a equipe editorial que encaminhará para publicação.

Periodicidade

O envio de artigos completos e resumos expandidos à Revista é de fluxo contínuo, através do endereço eletrônico www.ufersa.edu.br, banner periodicos ao final da página. Ao entrar no site de periodicos da UFERSA, clicar sobre o link da Revista Includere e iniciar o cadastro e submissão do trabalho.

A segunda edição da Revista esta prevista para Junho de 2015.

Os autores deverão obedecer às normas de publicação disponíveis no portal. Outras informações podem ser adquiridas através do email revistaincludere@outlook.com ou 3317-8269.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

INCLUDERE

 A Revista INCLUDERE - inclusão em latim -  foi criada em 2014 e está em sua primeira edição. Esta edição surge com duas características: a de ser lançamento e a de ter caráter especial. O lançamento da Revista acontece por ocasião do II Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e do II Fórum de Acessibilidade da UFERSA, em meio ao conjunto de discussões que procuram sedimentar os temas da inclusão e da diversidade no âmbito acadêmico e enquanto proposta de divulgação dos trabalhos apresentados, das problemáticas discutidas e das práticas em torno da inclusão, da diversidade, das ações afirmativas, da acessibilidade nos espaços da educação, da saúde, dos movimentos sociais e da Educação Popular. E por esta razão, assume ser uma edição especial, em volume único, contendo tanto artigos quanto resumos expandidos avaliados por uma comissão especificamente constituída para a revisão e aprovação dos trabalhos submetidos ao evento. Esperamos que todos - autores e leitores - possam se beneficiar da abertura deste novo espaço de divulgação, debate e proposição de novas práticas de educação e de saúde, cujo objetivo principal é reafirmar nossa politica editorial em favor das categorias e vozes subrepresentadas. 

 
 

 

Sponsors

CAADIS

Histórico do periódico

Prezados (as) Senhores(as):

Apresentamos a Revista INCLUDERE, uma publicação semestral da Universidade Federal do semi-árido UFERSA que tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas e projetos inéditos de professores e de alunos cujo enfoque seja a Inclusão, a Diversidade e as Ações Afirmativas.

A Revista INCLUDERE surge no contexto da organização do II Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e do II Forum de Acessibilidade da UFERSA em Mossoró que se realiza em novembro de 2014. Nesse momento, procurávamos um meio de dar maior visibilidade, continuidade e acesso aos trabalhos e discussões ocorridos no evento.

A ideia central da Revista INCLUDERE tornou-se então receber artigos e resumos expandidos que contemplassem as temáticas da inclusão e das ações afirmativas enviadas por professores e alunos da UFERSA e de outras instituições de ensino e pesquisa, interessados em dar ampla divulgação às suas ações e projetos.

A Revista INCLUDERE sente-se orgulhosa por constituir-se em um canal democrático de publicação que garante os critérios acadêmicos de normatização e mérito das revistas cientificas, mantendo-se aberta para receber, avaliar e publicar trabalhos de áreas multidisciplinares, e de diferentes autores, com diversos níveis de titulações. 

A Revista possui ISSN, indexação em plataformas abertas de periodicos online, equipe de avaliadores e linha editorial definida que garante aos autores o reconhecimento necessário de seu artigo ou resumo expandido.