RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA EDUCAÇÃO PRISIONAL: COMPLEXO PENAL ESTADUAL Dr. MÁRIO NEGÓCIO

Autores

  • Iris Lopes de Oliveira UERN
  • Everkley Magno Freire Tavares UNP

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PRISIONAL, PRÁTICA DOCENTE

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão teórica e prática sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, principalmente no que se refere àqueles que são privados de liberdade. Ou seja, discute sobre a educação prisional e seu papel no processo de inclusão desse grupo e o fim de sua invisibilidade.  Com o objetivo de discutir como se dá a educação de jovens e adultos dentro do Complexo Penal Dr. Mário Negócio, localizado na zona rural de Mossoró-RN, esse artigo se propõe a refletir sobre a relação entre professor e aluno diante da realidade carcerária, assim como identificar as reações e manifestações dos então alunos diante da ideia de ressocialização e das diversas formas de ocupação. Para tanto, a metodologia utilizada foi à observação, onde o professor pesquisador participa de sua própria pesquisa, dando ênfase a sua experiência docente e valorizando os depoimentos dos apenados e suas estratégias de sobrevivência e o sentimento de isolamento demonstrado por todos. Conclui com uma análise feita sobre a prática docente no ambiente carcerário e como a mesma vem provocando mudanças significativas, tanto para os professores como para os detentos que participam assiduamente do processo de aprendizagem. Mudanças essas que são diariamente demonstradas por ambas às partes.

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Biografia do Autor

Iris Lopes de Oliveira, UERN

Licenciada em Pedagogia pela UERN, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UERN educadora no projeto Educação Prisional, no Presídio Dr. Mário Negócio.

Everkley Magno Freire Tavares, UNP

Cientista Social pela UERN e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Professor da UnP e orientador.

Referências

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Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS