REFLETINDO SOBRE A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Tatianny da Silva Medeiros UERN/UFERSA
  • Juliete Dutra de Oliveira UERN/FADIRE

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescência, Educação Sexual,

Resumo

A sexualidade tem passado por diversos estágios, iniciando-se nos primórdios da civilização e passando por mudanças consideráveis em relação à forma como é percebida no contexto da sociedade. O passar do tempo e as transformações econômicas e sociais das pessoas tiveram influência direta na forma como a sexualidade foi, e é percebida em cada momento. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar a sexualidade na fase da adolescência. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como escopo o exame de artigos, textos e obras. A partir das análises dos materiais encontrados, observou-se que a sexualidade é percebida em cada momento histórico, e enfatizar como ela é percebida na adolescência, destacando assim que não se trata de trabalhar um simples conceito, mas entendendo que a sexualidade possui inúmeras dimensões, e estas são frutos das relações entre os sujeitos de uma determinada sociedade, não um conceito, mas uma construção feita em diferentes momentos e por diferentes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatianny da Silva Medeiros, UERN/UFERSA

Assistente Social formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, cursando Pós-Graduação em Políticas Públicas e Intervenção Social pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, cursando Direito na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Juliete Dutra de Oliveira, UERN/FADIRE

Assistente Social formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, cursando Pós-Graduação em Políticas Públicas e Intervenção Social pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE.

Referências

REFERÊNCIAS

BARROSO, C., BRUSCHINI, C. Sexo e Juventude: como discutir a sexualidade em casa e na escola. São Paulo: Cortez , 1991.

BOLETIM INFORMATIVO DST/AIDS. Secretaria de Saúde: Recife, ano II, n.1, jan-abr. 2000.

BRANDÃO, Elaine Reis; HEILBORN, Maria Luiza. Sexualidade e gravidez na adolescência entre jovens de camadas médias do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, jul.1999.

CANO, M. A.T. A família frente à sexualidade dos adolescentes. Acta Paul Enferm, 2000. 38-46p.

CHAUÍ, M.; KEHL, M.R.; WEREBE, M.J. Educação Sexual: instrumento de democratização ou de mais repressão? Cadernos de Pesquisa, n. 36, Rio de Janeiro, 1981.

COSTA, M. Sexualidade na adolescência: dilemas e crescimento. 8. ed. São Paulo: L & PM Editores, 1986.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GOLDBERG, M. A. A. Educação Sexual: uma proposta um desafio. São Paulo: Cortez, 1988.

HEILBNORN, Maria Luiza, Jorge Zahar. Sexualidade: O olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: JZE, 1999. 206-235 p.

OLIVEIRA, Maristela Costa de. Sexualidade e procriação na ótica de jovens de periferias sociais e urbanas. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento Humano, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (Unesco). Juventude e Sexualidade. Brasília, 2003.

PAIVA, V. Sexualidades adolescentes: escolaridade, gênero e o sujeito sexual. In: Parker R, Barbosa RM. Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996. 213-234p.

PARKER, R.G. Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Best Seller, 1991. 295-302p.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS