PEDAGOGIA SOCIAL: UM POTENCIAL DE INCLUSÃO PARA IDOSOS

Autores

  • Andressa Arruda de Lima UERN
  • Edriano Pereira da Silva UERN
  • Gilberliane Mayara Andrade Melo UFERSA

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Inclusão, Terceira idade,

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado III, a qual é ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, a disciplina em questão, oportuniza aos futuros pedagogos a primeira experiência em espaços não escolares, sendo este um momento crucial para conhecermos o trabalho desenvolvido com o público da terceira idade. A partir dessa experiência pretendemos discutir o conceito de Pedagogia Social, relatar um pouco sobre a experiência vivenciada na Unidade de Convivência da Família-UCF, localizada no Bairro Barrocas na cidade de Mossoró-RN e discutir sobre a importância desses espaços para a inclusão de pessoas idosas. A metodologia empregada para a realização desse artigo baseia-se numa pesquisa de cunho bibliográfico por meio do mapeamento da literatura produzida no âmbito desta temática, além dos relatos de experiências que são fruto desta vivência. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social para o alcance dos sujeitos da terceira idade e da inclusão dos mesmos. Concluímos que o estudo é pertinente, pois a terceira idade é uma fase que exige total acompanhamento por meio de trabalhos que valorizam e fortalecem o sentimento de pertença da cultura dos idosos e a Pedagogia Social atua nessa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Arruda de Lima, UERN

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET Pedagogia.

Edriano Pereira da Silva, UERN

Discente do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia.

Gilberliane Mayara Andrade Melo, UFERSA

Orientadora, Profª Esp. da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 08 de setembro de 2014.
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - Nº 23 - 2º Semestre/2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p.843-876, out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 08 de setembro de 2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez,
2004.
THOMPSON, Paul. A memória e o eu. In: A voz do passado: História oral. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS