PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DA CORPOREIDADE

Autores

  • Maria das Dôres Farias Rodrigues UFERSA

Palavras-chave:

Formação de professores, Metodologia, Corporeidade,

Resumo

Neste artigo será apresentada a experiência como professora das disciplinas de Língua Portuguesa, no Assentamento Nova Vida - Upanema/RN, e de Estágio Supervisionado no Projeto Pedagogia da Terra, promovido pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN -, e no curso de Pedagogia nos assentamentos Oziel Alves, Boa Fé e Jurema/RN. E como paradigmas a formação de professores da zona rural, com enfoque no processo da corporeidade e nas metodologias vivenciadas em sala de aula nos assentamentos citados. Igualmente, são objetivos deste trabalho: compreender algumas práticas pedagógicas e outras diferenciadas da formação acadêmica dos professores que são assentados ou filhos de assentados; e perceber sua corporeidade na prática pedagógica. Como referenciais teóricos serão abordados as Diretrizes Curriculares Nacionais (1999), Maturana (2002), Molina (2004), Paulo Freire (1996), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Dôres Farias Rodrigues, UFERSA

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Referências

ARROYO, Miguel G. Por um tratamento público da educação do campo. Por Uma Educação do Campo. Brasília, 1999.

BAGETTI, Vima e BASTOS, Fábio da Purificação de. Educação, movimentos sociais e formação de professores: o projeto CUIA no contexto da reforma agrária brasileira. IN: Revista do Centro de Educação. Edição: 2004, Vol. 29, Nº 01. HTTP://coralx.ufsm.br/revce/2004/01).

BRASIL/ Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil; Resolução n. 1, de 7/4/1999, Brasília: MEC, 1999.

_______, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (CNE. Resolução CNE/ CEB 1/2002. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1. p. 32).
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização. Caderno pedagógico do PROJOVEM DO CAMPO. Saberes da Terra. Brasília: MEC/SECAD, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MATURANA, H. VARELA, F. A árvore do conhecimento - As bases biológicas do entendimento humano. Campinas, Editorial PSY, 2001.

_______, Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG,2002.

MERLEAU-PONTY. M. Fenomenologia da percepção. SP: Martins Fontes, 2006.

MOLINA, R. Educação do campo. Cadernos de aula 1. Rio de Janeiro: IMAGO. 2004.

KOLYNIAK, Helena Marieta Rath. Uma abordagem psicossocial de corporeidade e identidade. Integração. Out/Nov/Dez. Ano XI, Nº1, 2002.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político pedagógico da pedagogia da terra. Mossoró, RN, 2008.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS