UM OLHAR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN

Autores

  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira UFRN

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Ensino, Aprendizagem,

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino acende um grande debate acerca dos avanços e desafios no processo de ensino aprendizagem na sociedade atual. Com o intuito de trilhar um caminho que possa esclarecer os aspectos inerentes a esse processo, essa investigação tem como objetivo perceber como ocorre o desenvolvimento dos alunos com síndrome de Down, no que se refere ao ensino e aprendizagem no espaço escolar, a partir de relatos de professoras de uma Escola privada do município de Mossoró-RN. Para a coleta de dados foram aplicados questionários com as professoras, a fim de facilitar uma aproximação com o real vivenciado no contexto escolar. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem transcorre de forma satisfatória, mas com necessidade de melhorias na capacitação docente e apoio pedagógico oferecido pela escola, o que é comum por estarmos tratando de um processo que prima por capacitações cotidianas, a inclusão. Contudo, os alunos atendidos, são vistos pelas professoras como capazes, mesmo sabendo do ritmo diferenciado de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, UFRN

Aluna do Curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BOGDAN, R.; BIKLENS, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Educação inclusiva. 3ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. A inclusão escolar do portador da síndrome de Down: o que pensam os educadores?Natal, RN: EDUFRN, 2002.

PEREIRA MS. Semelhanças e diferenças de habilidades sociais de crianças com síndrome de down e crianças com desenvolvimento típico [dissertação]. São Carlos/SP. 2007. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/9/. Acesso em 28 Ago. 2014.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência Mental ou Intelectual? Doença ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitação, ano IX, n. 43, mar./abr. 2005, p. 9-10

SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. 2 ed. São Paulo: Ed. Memnon: Mackenzie, 2003.

TELFORD. Charles W.; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 5.ed. São Paulo: Zahar, 1984.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa qualitativa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VOIVODIC, Maria Antonieta. Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS