IGUALDADE NA DIFERENÇA: A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EM BUSCA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Tamaria Monique Silva Guerra UERN
  • Carlos Ramon Ferreira de Freitas Silva

Palavras-chave:

Deficiência, Trabalho, Mercado de Trabalho, Inclusão Social

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa monográfica realizada no ano de 2013, intitulada: Deficiência e Mercado de Trabalho: a percepção da pessoa com deficiência sobre os limites e as potencialidades do mercado de trabalho em Mossoró/RN. Foram entrevistadas 8 (oito) pessoas com deficiência, sendo física, visual e intelectual, com idade entre 20 e 50 anos, que estiveram ou estavam inseridas no mercado formal de trabalho, participantes de instituições representativas da categoria. Utilizamos para o alcance do objeto propugnado, pesquisas bibliográficas, documental e de campo. O artigo representa uma síntese dos resultados obtidos durante a pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamaria Monique Silva Guerra, UERN

Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduando Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carlos Ramon Ferreira de Freitas Silva

Bacharel em Direto pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7. Ed. Ver. Ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

_______. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Presidência da República, Brasília: 2007.

______. Decreto – lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 2009. Regulamentada na lei 7.853, de 24 de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, 1999.

______. Decreto Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, 2009.

IBGE. Base de dados. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 de set. 2014.

MARTINS, José de Souza. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção Nº 111 Discriminação em matéria de emprego e profissão. Promulgada pelo decreto nº 62.150 de 19 de janeiro de1968. Brasília, 1968.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS