AS CONTRIBUIÇÕES DO MULTICULTURALISMO NO RECONHECIMENTO DA HOMOSSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Anna Luzia Oliveira UFPB/UEPB
  • Rejanira Alves Gertrudes UFPB

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Homossexualidade, Escola

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir como a proposta do multiculturalismo contribui no debate crítico da homossexualidade no cotidiano escolar. Para isso, utilizaremos como fonte as reflexões de Vera Candau (2008) sobre as tendências do multiculturalismo e sua problematização sobre a diversidade no contexto escolar. Para nos ajudar a pensar a sexualidade utilizaremos os escritos de Michel Foucault (1985) e as contribuições da psicanálise Freudiana e Lacaniana para a compreensão da homossexualidade. Entendemos que toda educação está imersa nos processos culturais do contexto, portanto, a diversidade de sujeitos que constituem o ambiente escolar requer um olhar problematizador sobre suas diferenças e semelhanças, numa perspectiva que não apenas identifique suas peculiaridades, mas as questionem como algo que foi culturalmente naturalizado. O estudo contribuirá para a reflexão e debate em torno da diversidade, especificadamente da homossexualidade na escola, no qual evidenciamos que a sexualidade humana é uma construção social e histórica, que através de ditos padrões culturais estabelece o que é ser homem e mulher. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Luzia Oliveira, UFPB/UEPB

Mestranda no Programa de Pós Graduação da UFPB, na linha de pesquisa de Estudos Culturais da Educação. Graduada em licenciatura e bacharelado em psicologia pela UEPB.

Rejanira Alves Gertrudes, UFPB

Mestranda no Programa de Pós Graduação da UFPB, na linha de pesquisa de Estudos Culturais da Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, V. M.; MORREIRA, A. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p.13-37.

DRUMMOND, C. Diferença sexual e inconsciente. Disponível em: <http//:www.ebp.org.br>. Acesso em 24 jun. 2009.


EGYPTO, A. C. (Org.) Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 7. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
FREUD, S. (1910). Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 67-141.
GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e anti-racismo na educação repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2000.

LACAN, J. (1972-1973). O Seminário – Livro 20. Mais, Ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez. 1997.

NUNES, César Aparecido. Desvendando a sexualidade. Campinas, SP: Papirus, 1987.
SUPLICY, Marta. Conversando sobre sexo. 16 ed, RJ: Vozes, 1990.
RIBEIRO, P. R. M. Sexualidade e Educação Sexual: Apontamentos para uma reflexão. São Paulo – EPU, 1990.

SANTANA, Vera Lúcia Veiga. Sexo em qualquer posição. Salvador, 2003. Disponível em http//:www.ebp.org.br. Acessado em 24 de junho de 2009.
WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simón, Abya-Yala, 2005.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS