A COR/RAÇA E A AUTOATRIBUIÇÃO DOS DISCENTES DA ESPECIALIZAÇÃO DO IFRN CAMPUS MOSSORÓ/RN

Autores

  • Izilmara Cristina Lopes de Medeiros IFRN
  • Ana Kalini da Costa Pereira IFRN
  • Magnólia Maria da Rocha Melo IFRN

Palavras-chave:

Auto Atribuição, Heteroatribuição, Diversidade

Resumo

A população brasileira possui uma diversidade de cor/raça característica, as quais foi possível devido aos diferentes povos que contribuíram para a formação do Brasil. Cada povo que chegou às terras brasileiras teve e tem uma participação crucial na miscigenação transbordante visualmente hoje, a presença destes ocorreu porque os europeus desejavam conquistar terras e devido ao processo de escravatura utilizando de mão de obra da África. Partindo desse contexto histórico da cor/raça, das questões sociais e das econômicas, temos como objetivo desse estudo saber como os alunos do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade – Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Mossoró, se auto atribuí quanto a sua cor/raça e que aspectos eles usam para justificar o pertencimento a uma cor/raça, e para confirmar ou discordar da heteroatribuição recebida no Registro de Nascimento. Para colher as informações, foram elaboradas duas questões, primeira “Qual a sua cor/raça de acordo com seu Registro de Nascimento? A segunda,“ Você se considera da cor/raça que estar no Registro de Nascimento? Explique. Os alunos do curso de especialização, já mencionada, possui uma autoatribuição ora semelhantemente do Registro de Nascimento, ora, discordam do documento. Eles usam vários aspectos para justificar o pertencimento a uma cor/raça, tais como, a herança genética e condições externas de exposição ao sol e clima predominante, ao qual influencia no tom de pele. Outros alunos abordam a miscigenação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izilmara Cristina Lopes de Medeiros, IFRN

Aluna da Especialização em Educação e Contemporaneidade, licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró.

Ana Kalini da Costa Pereira, IFRN

Aluna da Especialização em Educação e Contemporaneidade, licenciatura em Ciências Sociais. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró.

Magnólia Maria da Rocha Melo, IFRN

Mestre em Serviço Social, especialista em Filosofia e em Serviço Social e Política Social. Assistente Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró.

Referências

AGUIAR, Márcio Mucedula. A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS n. 36/37 ano 20 p. 83-88 — 2007. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/reitoria/neab/downloads/a-construcao-das-hierarquias-sociais-classe-raca-genero-e-etnicidade> Acesso em fev. de 2014.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.

GONSALVES, Elisa P. Iniciação Científica. 4. ed. Campinas- SP: Alinea, 2007.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Raça, cor, cor da pele e etnia. Revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 20, p. 1-360, 2011. Disponível em< http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Raca%20cor%20cor%20da%20pele%20e%20etnia.pdf> Acesso em jan. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. CARACTERÍSTICAS ÉTNICO-RACIAIS DA POPULAÇÃO: Classificação e Identidade. Rio de Janeiro, RJ – Brasil. p. 208. 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/pcerp_classificacoes_e_identidades.pdf>. Acesso em jan. de 2014.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. In: Paulo de Salles Oliveira. (Org.). Metodologia das Ciências Humanas. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Ed. da UNESP, 2001, v. , p. 17-26.

OSORIO; Rafael Guerreiro. O SISTEMA CLASSIFICATÓRIO DE “COR OU RAÇA” DO IBGE. Brasília, novembro de 2003. Governo Federal. TEXTO PARA DISCUSSÃO Nº 996 Disponível em: <http://www.ifcs.ufrj.br/~observa/bibliografia/artigos_periodicos/RafaelGuerreiroOsorio.pdf> Acesso em: jan. de 2014

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. 2. Ed, São Paulo: Companhia das Letras. 1995.

RIBEIRO, Josuel Stenio da Paixão. A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ÂMBITO ANTROPOLÓGICO. Revista Multidisciplinar n° 14. Dezembro de 2012. p. 4 - 15 Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista14/pdf/artigos/01.pdf> Acesso em jan. de 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS