VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA: necessária visibilidade e combate

Autores

  • Michael Hudson Dantas UERN

Palavras-chave:

VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA, CRIMINALIZAÇÃO

Resumo

A violência é um fenômeno universal, mas possui características na forma de se expressar de acordo com as especificidades dos sujeitos, seja pela sua classe social, cor/raça/etnia, orientação sexual, gênero, sexo e identidade de gênero. É a relação de poder desigual que oprime, viola e subjuga um ser, ou um coletivo, a outro. Sua legitimidade e visibilidade social se alteram no decorrer da história. A violência homofóbica é uma das formas desse fenômeno se expressar que vem matando, oprimindo, e surrupiando direitos da população LGBT há muito tempo.  A cada 28 horas, no Brasil, é morta uma pessoa LGBT em decorrência da homofobia. O peso ideológico imposto pelo modelo de organização social capitalista patriarcal dá base a essa violência, assim como ao machismo e ao racismo. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão acerca da necessidade de visibilidade e combate da violência homofóbica. Utilizamos como procedimento metodológico revisão bibliográfica acerca das categorias violência e homofobia através de autoras como Minayo (2004; 2008) e Silva (2005), bem como pesquisa nos documentos produzidos pelo Grupo Gay da Bahia. Assinalando para a compreensão de que essa violência precisa ser tratada como crime no nosso país, pois os números mostram o quão danosa ela é para a vida das pessoas LGBT’s. A luta pelos direitos civis e humanos é necessária, mas compreendemos que nesse modelo de organização social é impossível a garantia da plena liberdade dos sujeitos e, portanto, da garantia plena de direitos. Destarte, a superação do sistema patriarcal-capitalista é necessária e urgente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Hudson Dantas, UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Referências

SILVA, Helena Oliveira da. Marco conceitual da violência contra a Criança e o Adolescente.Análise da Violência contra a Criança e o Adolescente, segundo o Ciclo de Vida no Brasil. São Paulo: Global/ Unicef, 2005.
MINAYO, M. C. S. A Violência Social sob a Perspectiva da Saúde Pública. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 10 (suplemento 1): 07-18, 1994
MINAYO, M. C. de S.; SOUZA, E. R.. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e de ação coletiva, In: História,Ciências, Saúde — Manguinhos, IV(3): 513-531, nov. 1997-fev. 1998.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Assassinato de homossexuais (LGBT) no Brasil: Relatório 2013/2014 <http://www.midianews.com.br/storage/webdisco/2014/02/14/outros/747486191270d149b81fdfe548b921d1.pdf> Acessado em 10/09/2014.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS