A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É SÓ MAIS UMA VIOLÊNCIA. É VIOLÊNCIA DE GÊNERO!

Autores

  • Aline Macêdo Câmara Gracindo UERN
  • Camila Mesquita Soares UERN

Palavras-chave:

GÊNERO, PATRIARCADO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Resumo

O patriarcado caracteriza-se por um sistema onde há uma relação de dominação do gênero masculino sobre o feminino. Tal situação traz diversas consequências para a vida e liberdade das mulheres. Partindo desta compreensão, o referido estudo visa analisar a violência contra a mulher em sua relação com o gênero e a posição que este tem no sistema supracitado. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica atentando, especialmente, para Cisne (2012) e Queiroz (2008), onde a sistematização do estudo desdobrou-se em três categorias principais: gênero, patriarcado e violência de gênero. Ao final deste trabalho, constatou-se que a violência contra a mulher resulta de um modelo social patriarcal, historicamente construído, que concede ao gênero masculino uma posição de superioridade e domínio sobre o gênero e o corpo feminino, o qual se expressa de maneira mais cruel nessa forma de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Macêdo Câmara Gracindo, UERN

Acadêmica do 6º período do curso de Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Componente do Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente – NECRIA. Bolsista do PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial.

Camila Mesquita Soares, UERN

Acadêmica do 4° período do curso de Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.  Componente do Núcleo de Estudos sobre a Mulher – NEM. Bolsista do PET-Saúde Rede de Atenção Psicossocial.

Referências

BORDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. P. 160.
CISNE, Mirla. Gênero e Patriarcado: uma relação necessária para o feminismo. In: QUEIROZ, Fernanda; RUSSO, Glaúcia; GULGEL, Telma. (org.). In: Políticas Sociais, Serviço Social e Gênero: múltiplos saberes. Mossoró – RN: Edições UERN, 2012. p. 147 – 165.
QUEIROZ, Fernanda Marques de. Não se rima amor e dor: cenas cotidianas de violência contra a mulher. Mossoró – RN: Edições UERN, 2008.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS